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GSAN – Gestão Comercial e de Serviços de Saneamento

publicado por Diego Salim De Oliveira

Figura - GSAN – Gestão Comercial e de Serviços de SaneamentoEste artigo tem como objetivo realizar uma breve introdução sobre o GSAN (Sistema de Gestão Comercial e de Serviços de Saneamento).

Trata-se de uma solução de nicho, a qual certamente pode ser uma excelente opção para empresas públicas e privadas de saneamento básico.

O GSAN é um software público e livre de Gestão Comercial e de Serviços de Saneamento, desenvolvido sob encomenda do Ministério das Cidades especificamente para o atendimento das companhias brasileiras de saneamento básico, com recursos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e do próprio Governo Federal, e coordenado pelo PMSS (Programa de Modernização do Setor de Saneamento) do Ministério das Cidades.

Solução web, open source, de utilização totalmente gratuita e desenvolvido usando somente ferramentas de software livre, o GSAN é uma solução desenhada para o atendimento das necessidades das companhias nacionais de pequeno, médio e grande porte, altamente customizável, estável e escalável, superando tecnicamente as soluções de mercado, as quais em muitos casos possuem limitações técnicas e operacionais.

Flexível e modular, pode ser utilizado em Windows ou Linux e integrado com diferentes softwares de ERP, BI, entre outros, possuindo também diferentes opções de Bancos de Dados suportados.

A solução, já implantada e utilizada com sucesso a alguns anos em diversas companhias de saneamento de todo o Brasil, é utilizada em mais de 1.000 municípios brasileiros, está atualmente se propagando pela América Latina, sendo utilizado também no Paraguai e está em estudo na Bolívia.

Entre os principais benefícios e motivadores para a adoção do GSAN, podemos destacar:

  • Redução de Custos (solução sem custos de licenciamento)
  • Solução Altamente Customizável (Open Source, a própria empresa usuária pode desenvolver customizações para o atendimento de suas necessidades específicas)
  • Desenvolvido para atender a Pequenas, Médias e Grandes Empresas
  • Substituição do Sistema Atual e Superação de Limitações Tecnológicas através da adoção do GSAN (a solução possui diversas funcionalidades não encontradas nos demais softwares de mercados, além da possibilidade de se desenvolver novas funcionalidades)
  • Modernização Tecnológica através da adoção do GSAN
  • Simplificação do processo de implantação de novas funcionalidades
  • Alguns softwares de mercado não suportam imóveis com mais de 60 contas pendentes
  • Alguns softwares de mercado não suportam imóveis com mais de 99 serviços cobrados
  • Alta flexibilidade tarifária (permite a adoção de faixas tarifárias de acordo com a localidade e perfil do cliente)
  • Parte do Programa de Modernização do Setor de Saneamento do Governo Federal (importante sobretudo para companhias públicas)

O GSAN possui os seguintes módulos:

  • Cadastro
  • Micromedição
  • Faturamento (Billing)
  • Arrecadação
  • Cobrança
  • Atendimento ao cliente
  • Contábil/Financeiro
  • Serviços (Gestão de Serviços)
  • Gerencial (Relatórios e Informações Gerenciais)

Cobrindo desta forma toda a área comercial e de relacionamento com clientes de empresas de águas e esgotos.

[Crédito da Imagem: GSAN – ShutterStock]

Autor

• Profissional com 16 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, com conhecimentos e experiência adquiridos nas áreas Comercial, Canais, Parcerias, Produtos e Técnica. • MBA em Gestão Estratégica de Negócios (ESALQ/USP), Master in Information Technology (FIAP) com módulo internacional pela Singularity University, Pós-graduação em Administração (UNIP) e graduação em Tecnologia em Marketing (UNIP). • Sólida experiência na gestão de equipes multidisciplinares. • Liderança técnica e comercial de projetos estratégicos em clientes privados e públicos, incluindo experiência e conhecimento da Lei Federal 8.666/93. • Experiência em Tecnologia da Informação (TI), incluindo Soluções em Big Data Analytics, Nuvem (Cloud), Continuidade de Negócios, Recuperação de Desastres, Virtualização (de Servidores, Desktops, Aplicações e Armazenamento), Bancos de Dados, Redes (SAN, LAN e WAN), Arquivamento, Data Center, Monitoramento e Mascaramento de Dados. • Experiência em Segurança da Informação (SI), incluindo Cyber Intelligence, Anti-DDoS, Segurança Perimetral e de Redes, End Point Security, MDM (Mobile Device Management), DLP (Data Loss Prevention), entre outros temas. • Experiência em Telecomunicações, incluindo Fixas e Móveis. • Experiência em Automação, com foco em M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet of Things). • Domínio da Lei Geral de Proteção de Dados e das Resoluções 4658 e 3909 do Banco Central do Brasil. • Conhecimentos em Administração, Contabilidade, Gestão Tributária, Marketing e Direito (com foco em Direito Digital e legislação específica a respeito a respeito de Licitações e Contratos Públicos). LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/DiegoSalimDeOliveira

Diego Salim De Oliveira

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