O sucesso de implantação de um PMO (Project Management Office) requer apoio da alta direção da empresa, a adoção de um modelo de governança, a escolha de pessoal com perfil adequado, a escolha de uma metodologia comum, um plano robusto de implantação e comunicação. Foi discutida a importância da comunicação no gerenciamento de projetos e sua correlação com as falhas de projetos.
Definição de Escritório de Projeto
A Project Management Office (PMO) é um departamento dentro de uma empresa que define e mantém padrões para gestão de projetos dentro da organização.
O objetivo principal de um PMO é conseguir sinergia e maximização de recursos, incluindo financeiros e humanos, através da uniformização de políticas de gestão, processos e métodos.
Com o tempo, geralmente um PMO passará a ser a fonte de orientação, documentação e métricas relacionadas com as práticas que intervêm na gestão e execução de projetos na organização.
Um PMO geralmente baseia-se em princípios de gestão, práticas e processos de algum padrão da indústria como a metodologia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) ou PRINCE2 (Projeto em ambientes controlados).
Principais causas de falhas em projetos
Falta ou pobreza de casos de negócios
Falta de comprometimento executivo, visibilidade e de responsabilidade
Má definição dos requisitos, escopo, objetivos e entregas
Falhas nas comunicações
Expectativas não realistas
Falta ou escassez de recursos adequados
Falta ou pouca integração com a organização e com outros sistemas
Ausência de planos de mitigação de riscos
Falta de controles e de métricas de avaliação de desempenho
Complexidade, custos e prazos de entregas subestimados
Profissional com a careira construída na área de Tecnologia da Informação, sendo mais de 15 anos de experiência atuando com gestão de projetos e portfólio, desenvolvimento de soluções, gestão de tecnologia e gestão de projetos e infraestrutura, para empresas de médio e grande porte dos segmentos de Varejo, Telecom, Setor Público, Mercado Financeiro, Transportes (rodoviário e metroviário) e Prestação de Serviços.
Especialista como Gerente de Projetos e (PMO) Escritório de Projetos, alinhado com a Gestão Estratégica da Companhia (Portfólios), bem como na Implantação e/ou reestruturação de Escritórios de Projetos.
Gestão dos riscos, desenvolvimento de cronograma, controle de escopo, prazos, custos e qualidade dos projetos.
Forte atuação como Scrum Master, focado na estruturação, liderança e aplicação/implementação dos métodos Ágeis em times de fábrica de software dentro das organizações.
Habilidade de Negociação e Comunicação, Gestão de Conflitos e Gerenciamento de Crise.
Experiência no gerenciamento de equipe (local, remota) e fornecedores.
Experiência com implementação e manutenção de SAP nos módulos FI, WM, SD e HR.
Palestrante eventual do PMI e universidades (Gerenciamento de Projetos e Institucional PMI).
Ferramentas: Conhecimentos avançado em MS Project, Pacote Office, WBS Chart Pro, Business Model Generation, Project Model Canvas, Enterprise Architec entre outros.