Mobile

Ξ 1 comentário

Site responsivo e aplicativo para dispositivos móveis

publicado por Glauco Alex Picinini

Figura - Sites responsivos e aplicativos para dispositivos móveisInúmeros serviços da internet são consumidos por todos nós, e com a evolução de smartphones e tablets além da comodidade e disponibilidade de internet, o tempo desprendido navegando em um desktop ou notebook vem cedendo espaço para sites para celular e aplicativos desenvolvidos especificamente para tais dispositivos.

Apesar de um aplicativo ou um site responsivo terem a mesma finalidade, há uma diferença técnica significativa. Um site responsivo tem o layout preparado para se adaptar ao formato de um tablet ou smartphone. Quando o visitante visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela, e no celular as informações trocam de posição mas preserva o tamanho.

É comum os empresários acharem que se seu site roda no celular, o mesmo é responsivo. Todo site funciona no smartphone porque se trata de um browser igual ao do computador, mas quando não é responsivo, obriga o visitante a usar o “zoom”, abrindo e fechando, para conseguir navegar e visualizar as informações. A experiência do visitante é ruim e há uma tendência do mesmo desistir da utilização do site. Assim, o objetivo final de gerar conversão (contato ou venda) dificilmente é atingido.

Um site mobile, também chamado de webapp, usa a mesma tecnologia de um site responsivo, mas tem um formato diferente do convencional. Normalmente é mais utilizado para apresentar informações em formato de lista para facilitar a navegação.

Ter um site para computador e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos, gerando um custo duplicado. Se fosse um site responsivo seria a mesma versão desktop, só com técnicas para ajuste de layout no próprio browser.

A diferença entre um webapp (site mobile) e um app mobile (aplicativo para celular) é grande, tecnicamente é totalmente diferente. Um aplicativo é um software, que precisa ser instalado no smartphone e roda diretamente no sistema operacional, sendo específico para uma determinada plataforma (Ex. Android, iOS) e portanto tem a vantagem de utilizar todos os recursos do aparelho como GPS, câmera, dentre outros. Já o site mobile roda em um browser, afinal, é um website com um formato diferenciado, independente do modelo de aparelho e plataforma.

Um aplicativo mobile (app) atinge uma performance muito superior e a experiência do usuário é melhor. Grandes empresas costumam ter as duas soluções, pois há usuários resistentes a baixar um aplicativo, neste caso o web app roda diretamente no navegador e não exige a instalação. Para o usuário faz sentido instalar (baixar) um app quando vai utilizá-lo com frequência. Para uma única vez, como consultar um produto esporadicamente, é mais cômodo usar o site mobile.

Por se tratar de um software, um app precisa lidar com as diferenças entre sistemas operacionais, além de ser uma tecnologia mais recente e ter menor quantidade de mão de obra disponível. Este conjunto de fatores torna um projeto de aplicativo para celular em torno de três vezes o valor de um webapp.

Se tratando de um negócio com volume de informações e pensando em um grande mercado, não há como fugir do app, a taxa de conversão devido a usabilidade e performance é incomparável. Além disso, para alguns projetos que demandam alguns requisitos somente um app terá condições de atender.

[Crédito da Imagem: Sites Responsivos – ShutterStock]

Autor

Consultor Independente especializado em Tecnologia da Informação, com mais de 20 anos de experiência. Graduado em ciências da computação, com especializações e ênfase em softwares para gestão empresarial (ERP), integração de soluções, projetos de implantação e infra-estrutura. Atua no desenvolvimento de softwares e customizações utilizando : Delphi, Visual Studio (C# .Net), SQL Server, dentre outros. Contato: gapconsultor@gmail.com.

Glauco Alex Picinini

Comentários

1 Comment

  • Parabéns pela relação entre tecnologia e gerenciamento de projeto ao explicar as plataformas disponíveis para celular.

    Sucesso! Deus abençoe!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes