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A importância da pesquisa para o mundo dos negócios

publicado por Leonardo Rocha

Figura - A importância da pesquisa para o mundo dos negóciosTaxa de aprovação” ou “Sondagem” ou ainda “Enquete”, enfim, o que estes termos têm em comum? Qual é a filosofia por trás deles? Quais propósitos podemos apontar para justificar seu uso? Ainda, no contexto das tecnologias da informação e comunicação, como nós, profissionais/simpatizantes desta ciência que tem mostrado, cada vez mais, sua importância, podemos colaborar para que estes estudos ou levantamentos possam acontecer de maneira a transcender as barrerias geográficas?

Após as provocações acima apresentadas, convido-os(as) a refletir a importância da pesquisa de satisfação para o mundo dos negócios nos dias de hoje. A seguir, trago alguns elementos históricos que refletem a evolução da gestão de negócios e a importância e o papel da gestão de T.I. para o sucesso de sua empresa.

É notório que a partir do conceito de Composto de Marketing no qual Jerome McCarthy, por volta de 1960, apresentou a teoria dos “quatro P’s – Produto, Preço, Praça e Promoção” o modelo de negócios inicia uma transformação surpreendente até os dias de hoje. Ao longo desta transformação, passa a ter extrema relevância a opinião do cliente para a definição dos rumos da empresa. Com isso, o marketing desenvolve novas ferramentas para atender a estas demandas. Surgem então, as mais variadas formas de pesquisas como a de opinião e a de mercado.

Bom, o que isso tem a ver com a área de T.I.? A questão é que, com o passar do tempo, as barreiras geográficas limitavam grandes empresas na aplicação de pesquisas, que eram feitas em formatos tradicionais, e consequentemente, coleta de seus resultados em virtude das distâncias. A partir daí, e com o aperfeiçoamento das estratégias da comunicação corporativa, surgiram ferramentas que auxiliam nesta tarefa e estreitam as relações entre empresa e cliente a fim de oferecer os melhores produtos e serviços em busca da fidelização e conquista de uma nova clientela.

Ainda, é possível dizer que, com a utilização deste conceito – de utilizar a pesquisa como ferramenta propulsora dos negócios – é possível avaliar a satisfação dos clientes com relação ao produto e/ou serviço prestado por sua empresa. Isso te auxilia a rever a estratégia e promover a correção das falhas cometidas num primeiro momento.

Como forma de apoiar esta demanda, surgem ferramentas livres, têm ajudado as empresas dos mais variados portes, sobretudo às micro e pequenas empresas, a possibilidade de expansão e concorrência de igual pra igual e o acesso a um número cada vez maior de clientes. Como exemplo, temos o LimeSurvey, um software livre que concorre a altura de ferramentas pagas disponíveis no mercado atualmente.

LimeSurvey “é um software livre para aplicação de questionários online escrito em PHP, podendo utilizar bancos de dados MySQL, PostgreSQL ou Microsoft SQL Server para persistência de dados. Ele permite que usuários sem conhecimento sobre desenvolvimento de software possam publicar e coletar respostas de questionários”. [1]

O LimeSurvey é mantido por uma comunidade de desenvolvedores que está presente no mundo inteiro. É de fácil utilização e disponibiliza, através do site, toda documentação necessária para iniciar sua utilização. Ele é simples e fácil. Experimente utilizá-lo em pesquisas junto a seus clientes e obtenha dados e informações importantes para o crescimento de sua empresa.

Referências

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/LimeSurvey

http://txcdk.unt.edu/sites/default/files/Comparison_LimeSurvey_SurveyMonkey.pdf

http://www.ead.fea.usp.br/Semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/marketing/MKT63_-_Pesquisa_de_satisfacao.PDF

https://www.limesurvey.org/pt/

[Credito da Imagem: Mundo dos Negócios – ShutterStock]

Autor

Analista de Sistemas com especialização em Mídias e MBA em Tecnologia da Informação. Atuou como gerente de projetos e Analista em monitoramento e avaliação de programas e projetos pelo governo do Estado de Rondônia.

Leonardo Rocha

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