Carreira

Ξ Deixe um comentário

Estar em uma multinacional é garantia de carreira?

publicado por Alberto Parada

Figura - Estar em uma multinacional é garantia de carreira?A impressão ou talvez a propaganda que muitos programas de trainee transmitem é que entrar em uma multinacional é garantia de ascensão profissional e emprego com longevidade, porém o mercado mostra que isso não é uma verdade absoluta.

Muitas empresas que promovem o programa de trainee proporcionam aos profissionais iniciantes uma diversificada possibilidade de experiências, eles trabalham em diversos departamentos, conhecem o funcionamento das áreas e depois em função da sua formação e desempenho são convidados ou têm a possibilidade de escolher onde desejam trabalhar e desenvolver sua carreira, podem com o tempo migrar de uma diretoria para outra sem grande dificuldade.

O mundo real vem mostrando que empresas como a descrita acima são cada vez mais raras, a prova disso é a enorme concorrência para os programas de trainee nas empresas sérias, as vagas são tão concorridas, que a seleção deixa qualquer vestibular para medicina a milhas de distância quando se compara o número de candidatos por vagas.

Várias outras empresas multinacionais utilizam desse dogma de que empresa multinacional é sinônimo de carreira para atrair uma grande quantidade de profissionais sérios e competentes que muitas vezes não conseguem passar em um programa de trainee, mas acreditam piamente que o melhor caminho para desenvolver sua carreira é entrando em uma multinacional.

O objetivo principal na cabeça dos jovens é entrar não importando qual porta, o que vale é estar dentro, a satisfação em receber o crachá e o “welcome kit” vale qualquer sacrifício. As frustrações começam acontecer meses depois, acreditava-se na admissão que pelo fato de estar empregado na multinacional dos seus sonhos seria o caminho mais curto para alcançar a vaga desejada, mesmo que ela estivesse em um departamento ou diretoria diferente.

Em pouco tempo, descobre que é mais fácil pedir demissão e candidatar-se a vaga desejada do que conseguir uma transferência, mesmo que suas qualificações sejam as solicitadas pela vaga, percebe-se que o preconceito e os ciúmes dos gestores estão muito acima de qualquer estratégia empresarial.

Calma o balde de agua fria não tem o objetivo de desmotivar ninguém, pelo contrário ele propõe abrir os olhos para que você não caia em uma roubada, perdendo tempo com as empresas que parecem ser um sonho, mas que na verdade tornam-se um verdadeiro pesadelo.

É importante saber, antes de sair por ai buscando qualquer empresa só porque ela é uma multinacional, buscar informações sobre como ela trata a carreira dos seus profissionais e como o RH administra os talentos, um bom começo é perguntar para quem já trabalha na empresa a qual você se interessa, atualmente existe uma infinidade de ferramentas que possibilitam com um pouco de dedicação contatar profissionais de diversas áreas de uma determinada empresa e saber como ela trata seus colaboradores.

Pode não parecer, mas a velha máxima que os brasileiros tinham que todos os gringos são honestos e bonzinhos já foi por terra faz muito tempo, portanto, antes de se frustrar, pesquise.

[Crédito da Imagem: Carreira – ShutterStock]

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes