Carreira

Ξ 5 comentários

A grama do vizinho é sempre mais verde?! Tenha sonhos com planos

publicado por Alessandra Lima

A grama do vizinho é sempre mais verde?! Tenha sonhos com planosDe acordo com o censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Censo da Educação Superior de 2013 no Brasil, informa que matriculados em Educação superior (graduação) foi num total de 7.305.977 matrículas. Uau! Um número super positivo, de pessoas procurando qualificações para aprimorarem o que sabem e/ou desenvolverem o lado profissional. O que favorece ao crescimento do nosso país em vários fatores.

Além disso temos um mercado a procura de profissionais qualificados, que tenham “brilho nos olhos”, que queiram grandes desafios, que tenham garra, que sejam rápidos, que sejam pessoas criativas, fáceis de lidar, focados… Bom, qualidades para ser um Super Profissional, não faltam. E cada vez mais, parece que o mercado tem sede por esses profissionais.

Mas por que será que sempre falta “aquele” profissional para fechar a vaga? Analisando esse mesmo censo, é possível compreender alguns pontos. Dos 7.305.977 matriculados, apenas 321.700 conseguem chegar até o final, ou seja, apenas 4.27% aproximadamente, conseguem concluir a graduação (sendo 40,8% Homens concluíntes e 59,2% Mulheres concluíntes). Um número tão assustador, quanto o primeiro, não é mesmo?

Lamentável isso, mas muitas vezes temos sede por algo melhor, sonhamos com esse “algo melhor”, mas não sabemos planejar os passos para alcançá-lo. E então, parece que o sol só brilha para aquele amigo, vizinho, tio… será?!

Muitas vezes, diante de um problema, não conseguimos sair do lugar e, muitos abandonam aquele sonho, por não saber lidar com as pedras no caminho. Seria essa a melhor opção? Acho que não, né?! Caso contrário, Nutrição seria uma carreira perdida na área da medicina, certamente não teria mais graça assistir a nenhum esporte, e os biomédicos, cientistas, físicos, pesquisadores, poderiam aposentar..entre tantas outras atividades.

Os Desafios fazem qualquer objetivo alcançado, ter seu valor diferenciado. E por termos uma cabeça pensante, não faz sentido, desistirmos. Tem um trecho de uma música que diz “What doesn’t kill you makes you stronger” (tradução: O que não te mata, te deixa mais forte).

Quando bater aquele medo, aquela vontade de desistir…Pare e Pense a respeito. Por que o medo? Tente encontrar as respostas. Elas estão com você. E, além disso, não deixe o medo ou a insegurança, transformar o seu sonho em pesadelo.

Afinal, sonhar é o que nos diferencia dos seres vivos. Sonhe! Mas, planeje como alcançar esse sonho. Se organize. É bom ter consciência de todos os passos necessários para alcançar o sonho. E, isso vale para uma viagem, para uma mudança de emprego, de área, para a matrícula numa graduação, para perder peso, para começar a correr…..

Pense em como você irá alcançar o sonho, como você se vê quando alcançar. E, certamente, novos sonhos irão brotar. Coragem!

[Crédito da Imagem: Sonhos – ShutterStock]

Autor

Alessandra Lima é Bacharel em Sistemas de Informação pela UNISA e pós-graduada em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de São Paulo, atua há mais de 15 anos no mercado de tecnologia da informação, registrando passagem em empresas de consultoria, hospital, banco e multinacional. Trabalha como desenvolvedora JAVA na IBM e, ministra aulas na Faculdade SENAC, onde é docente para as disciplinas de Lógica de Programação e Projeto Integrador.

Alessandra Lima

Comentários

5 Comments

  • Parabéns Alessandra,

    Seu artigo reflete bem o que sentimos, um misto de desejo e do desconhecido. Mas também acredito que o sonho tem de ser sempre levado a sério e a persistência deve ser a tônica dessa jornada. Um grande abraço!

  • Parabéns Professora Alessandra,

    Muito bom o seu artigo, é sempre bom ler e reler o mesmo, ainda mais para quem está começando e se sente perdido no Meio do Caminho, seguir em frente é a Meta. Abraços!!

  • Excelente abordagem!
    Muitos iniciam projeto sem planejamento e com as dificuldades desistem, para conseguir finalizar qualquer projeto, seja para a vida profissional ou pessoal necessário ser perseverante e manter o foco.

  • Parabéns pelo artigo!
    Muito bom o tema e o conteúdo, concordo que para terminar qualquer que seja o projeto necessário existir planejamento e foco para não interromper pela metade.

  • Muito bom texto. Começar algo e levar ate o fim eh coisa que poucos fazem.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes