No artigo anterior escrevi uma breve explicação do que vem a ser um BICC (Business Intelligence Competence Center). A configuração de um BICC vai depender muito do tipo de negócio, os objetivos que a organização necessita atingir, estratégia empresarial e assim por diante.
Neste artigo tenho por objetivo detalhar o escopo de atuação da área de BI dentro de TI e qual a estrutura mínima necessária para que esta área seja viável. Aqui não será abordado como outras áreas da empresa terão que interagir com a área de BI dentro de TI ou de como as outras áreas irão se estruturar para criar um BICC. Para isto, é necessário que sejam feitas reuniões com outras áreas da empresa para que este mecanismo de interação e colaboração possa existir.
Volto a afirmar que a iniciativa de implementação de um BI na empresa não pode ser uma iniciativa isolada de TI, mas sim um objetivo a ser perseguido por todas as áreas dentro da organização.
A área de BI tem como atribuição desenhar e manter o modelo de governança de informações da organização. Isso requer um alto nível de padronização e conceituação das informações para que elas possam ser utilizadas e compartilhadas ao longo de toda a organização e gerenciadas como se fosse um ativo para cada uma das áreas de negócio.
A área de BI tem ainda a função de coordenar as atividades de manutenção e desenvolvimento de BI e agir como um mediador entre TI e as áreas de negócio, a fim de que haja uma melhor gestão e consenso sobre questões como qualidade da informação, priorização clara de requisitos de informações, homologação de sistemas e ferramentas analíticas para a organização, integração com sistemas transacionais e não transacionais.
Para garantir estas atribuições a área de BI deve ter como atribuições:
Resumidamente, a área de BI deve participar na definição do plano estratégico e das prioridades de BI, e apoiar as áreas de negócio com treinamento, documentação e manutenção do ambiente de informações.
O estabelecimento de papéis e responsabilidades é fundamental para o sucesso dessa área, pois este será o canal formal onde as demais áreas poderão obter informações, suporte e eventualmente, prover análises sobre questões de negócio.
A estrutura organizacional proposta inicialmente pode ser organizada utilizando hoje pessoas que já trabalham na organização.
A figura abaixo mostra um exemplo de como pode ser estruturada esta área:
A tabela abaixo descreve as principais atribuições de cada um dos cargos relacionado aos profissionais da área de BI:
Cargos | Atribuições |
Coordenador de BI
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Analista de BI
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Arquiteto de Dados |
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Analista de BD/ETL |
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Analista Big Data |
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Note que não coloquei todas as funções que os profissionais de cada área tem que exercer mas somente, ao meu ver, as funções mais relevantes.
Acredito que alguns olharão com surpresa que a estrutura da área de BI possui um analista de Big Data. A inclusão deste profissional em uma estrutura de BI é fruto de uma série de palestras que assisti e a um novo posicionamento de grandes fornecedores de ferramentas (Oracle, IBM, Microsoft, etc) de como estes estão vendendo atualmente BI e Big Data para as empresas.
Bem, mas isto é tema para um próximo artigo…
[Crédito da Imagem: BI – ShutterStock]
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