Carreira

Ξ 2 comentários

Uma imagem vale mais do que mil projetos

publicado por Roberto Pepi

Quantos anos você tem? Conheça os desafios da idade“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. O ditado é verdadeiro e aplicável em diversas situações, desde as mais absurdas até as mais óbvias. Se seu amigo jurar para você que viu sua esposa com outra pessoa no shopping da cidade em uma terça feira às 15 horas, você pode até duvidar, mas se ele apresentar uma foto comprovando o fato, com certeza ele terá sua total atenção. No mundo corporativo, a imagem de uma pessoa também pode contar muito mais do que seus feitos.

Vamos tomar como exemplo um analista de sistemas que tenha suas competências técnicas altamente desenvolvidas, o que lhe garante um grande número de entregas, com qualidade e performance. Todas estas entregas podem ser ofuscadas se, em cada projeto, ele se portar com prepotência ou ar de superioridade por exemplo. Ele pode até ser lembrado por suas entregas, com certeza, não será esquecido por sua postura. Esta postura pode afetar direta e negativamente possíveis ações de promoção, por exemplo.

Quando falamos da transição para o nível gerencial, seja este nível coordenador, gerente funcional, líder de equipe ou qualquer outro papel onde a base seja a gestão de pessoas, a imagem pode contar muito mais. E neste caso, não apenas a imagem profissional desta pessoa, mas a imagem pessoal também. Uma pessoa que no trabalho age de forma ética e responsável, mas em seu perfil em uma dada rede social age de forma discriminatória e preconceituosa terá chances de se tornar um líder de pessoas? Será que um simples perfil nas redes sociais pode evitar uma promoção de ocorrer?

Apesar deste exemplo ser relativamente mais sério por se tratar de preconceito, podemos considerar que qualquer postura que possa ter um efeito negativo sob uma pessoa, independente de quantas pessoas se incomodem ou sejam afetadas por esta postura, as consequências podem ser catastróficas.

Outro exemplo verídico e recente, pode ser visto nas últimas eleições para presidência da república no Brasil. Após os resultados, diversas pessoas teceram comentários difamatórios nas redes sociais, gerando uma “divisão” do país. Será que esta atitude não tem impacto direto no trabalho destas pessoas? Será que elas podem ser prejudicadas em um processo de promoção para cargos de liderança ou relacionamento com pessoas?

A reflexão deve ser feita não apenas na imagem que queremos passar para nossos gestores, pares e parceiros, no ambiente de trabalho, mas também na imagem pessoal que construímos. Uma carreira pode ser afetada para sempre por uma atitude não pensada, uma frase mal escrita ou uma má postura tomada em um momento de stress, seja no ambiente de trabalho ou não. Pensando em liderança, o líder deve ser o exemplo, o norte para sua equipe. Sua imagem deve ser tão preservada quanto a qualidade de suas entregas, pois a imagem, além de ser muito mais complexa de se construir e solidificar, caso ela se manche, será tão difícil limpá-la quanto construí-la.

Autor

Especialista em gerenciamento de projetos Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/roberto-pepi-pmp/25/b/420

Roberto Pepi

Comentários

2 Comments

  • Roberto, muito boa sua analogia relacionando o seu post com as eleicões, porém se for para analisar uma frase discriminando os nordestinos, não partiria para o âmbito do preconceito. Na minha análise, uma pessoa que coloca um post desse, no minimo tem uma visão simplistas de uma questão muito complexa. Ele não parou para analisar os números finais das eleições e descontou sua frustração de uma forma qualquer. Eu como gerente, não contrataria uma pessoa dessa como coordenador, não por ele ser preconceituoso, porém por não analisar as questões mais a fundo.

    • Alexandre, concordo com sua posição porém, o foco não esta apenas em frases discriminatórias referente a uma população. O ponto em questão é a må expressão de idéias e conceitos sobre algo. Pode ser que não seja uma frase que discrimine os nordestinos, mas será que um post simplesmente com expressões negativas e diretas sobre um fato não pode influenciar a tomada de decisão sobre uma pessoa? Uma simples postarem xingando alguém que lhe fechou no transito, na minha visão, já pode influenciar uma análise.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes