Carreira

Ξ Deixe um comentário

Sua carreira congelou? Saiba onde está o problema e reative-a em 13 passos.

publicado por Rodrigo Pace de Barros

Sua carreira congelou? Saiba onde está o problema e reative-a em 13 passos.Sua carreira congelou? Provavelmente sua empresa não te dá chances, certo? Errado. O problema pode estar em nós mesmos. É certo que é muito mais cômodo reclamar que você não tem dinheiro para viajar ou trocar de carro porque você ganha pouco (ou a empresa te paga mal pelas maravilhas que você faz) do que se mexer e procurar um cargo superior que renda mais no final do mês.

Isso tem um nome bem conhecido: zona de conforto.

Mas não sejamos injustos. Existem também os casos de pessoas que foram demitidas e que estão com dificuldades para encontrar um novo emprego. Estas também podem e devem dar vida às suas carreiras, afinal, as contas não se importam se temos ou não emprego e sempre chegam no começo do mês.

Podemos utilizar nossas próprias forças e reativar a carreira para que ela tenha o brilho que merece. Só depende de você que a empresa e seu chefe valorizem-no. A satisfação com o trabalho deve partir de dentro da gente. Nossa recolocação depende disso. Ficou claro que a a responsabilidade pela nossa carreira é nossa e de mais ninguém? Colocar a responsabilidade nos outros pode ser uma fuga que não resultará em nada.

Ter uma carreira saudável e de sucesso é perfeitamente factível. Nós merecemos.

Fazer sua carreira ganhar a velocidade desejada e merecida pode não ser fácil, uma vez que muitos fatores estão em jogo. Um deles, que ocorre muito, e é altamente impactante, é o fato do profissional não gostar do que faz, não se identificar com o seu trabalho atual ou mesmo só estar neste cargo/emprego porque ele paga as contas no fim do mês.

Neste caso, pode ser a hora de uma orientação especializada. Existem diversos bons artigos disponíveis na Internet que discutem algumas ferramentas que podem ajudar as pessoas (também serve para quem não é gestor) a identificarem seus perfis profissionais, ou seja, o que elas realmente gostam (mesmo que elas não façam ideia do que seja). Coachs profissionais podem te orientar na decisão de mudar de carreira, aprimorar sua função na empresa ou mesmo orientar suas ações no sentido de melhorar seu dia a dia e seu rendimento profissional.

Agora, se você tem o controle da sua situação e quer atuar sozinho em um primeiro momento, veja as dicas abaixo:

  1. Diferencie-se: Não assuma nunca que seu trabalho duro vai ser reconhecido naturalmente. Devemos saber vender-nos muito bem. Colabore com seus pares e outros departamentos. Converse com os chefes. Conduza treinamentos ou lance iniciativas internas e tome a frente delas. Ministre algumas palestras, publique artigos e conduza webinars. A venda do seu produto deve ser levada muito a sério.
  2. Socialize-se:Para alguns é complicado, dada a timidez que é inerente a cada um. Se você for um introvertido, procure por referências a respeito e veja que fazer networking é possível. Socializar faz parte da sua diferenciação dos demais. Note como tudo é interligado. Inicie conversas táticas (com pessoas influentes) e jogue com a política. Isso te fará muito bem.
  3. Siga exemplos:Reconheça quem trilhou caminhos parecidos com o que você quer para sua carreira e siga seu exemplo. Tente contato com essa pessoa (novamente, faça networking) e busque mais informações que poderão ser úteis  no seu projeto.
  4. Construa relacionamentos externos à sua empresa:Encare a realidade: você não trabalhará para seu chefe atual para sempre. #Fato. Faça networking fora da sua empresa. Participe de fóruns, eventos, happy hours e seminários onde você poderá encontrar profissionais de outras empresas que possuem interesses comuns com os seus. Construa relacionamentos estratégicos que irão nutrir a sua escalada profissional.
  5. Obtenha opiniões diferentes das suas:Tenha amigos de confiança que possam ser seu confidente e que possam criticar, positivamente, seu ponto de vista a respeito das suas dúvidas. Encontre alguém em que você possa confiar. Utilize essas amizades para manter você em seu caminho, te salvando de possíveis envenenamentos morais que venham a plantar eu seu ouvido.
  6. Comemore suas conquistas:Mesmo que pequenas, cada conquista é um passo a mais na direção do sucesso. Comemore. É um direito seu. No seu checklist para o crescimento profissional, marque o troféu conquistado. Isso te ajudará a acompanhar sua evolução e servirá de estímulo para você não perder o foco.
  7. Conhece-te a ti mesmo: Sem conhecer a si mesmo, dificilmente você chegará a algum lugar. É necessário conhecer sua performance, seu nível de stress, seu perfil de liderança, flexibilidade, reações sob pressão, gaps a serem preenchidos, fatores motivacionais, experiências, etc. A lista é grande. Você, como dito acima, pode procurar auxílio profissional nesse levantamento. Utilize os serviços de um coach profissional.
  8. O Plano: Crie seu mapa da mina e siga-o com fé. Ele é o meio pelo qual você chegará onde deseja. Faça-o com cuidado, mesmo que leve tempo. Nele considere seus períodos de férias. Descansar durante a batalha é essencial para recarregar as baterias e continuar a caminhada com a força necessária. Sua saúde deve ser parte integrante do plano: exercícios e boa alimentação farão com que você funcione corretamente por mais tempo, evitando doenças que, por fim, atrasarão todo o seu trabalho.
  9. Mantenha o bom humor: Você já viu alguém ser querido e ser referência de algo tendo um mal humor constante? Eu não. Manter o bom humor e dar boas risadas além de te fazer uma pessoa mais agradável aos outros, fará com que você extravase a pressão do dia a dia.
  10. Estude: Estude muito. Nunca pare de estudar. Leia muito, a respeito do seu trabalho e sobre temas diversos. Aprenda o máximo possível. Faça cursos e se especialize. Faça também cursos que fogem do seu universo de trabalho: eles farão seu cérebro funcionar de uma forma diferente do costumeiro. Isso te fará bem.
  11. Busque uma vida melhor: Não se prenda ao passado. Você tem amigos no seu trabalho atual? Se você sair da empresa, a amizade continua. Você somente perderá o convívio diário. Leve somente as coisas boas com você.
  12. Medite para relaxar: Relaxar a mente é essencial para manter o foco no dia a dia e aliviar o stress. Não prenda-se ao passado, pois ele não te levará a lugar algum. Utilize os conhecimentos ganhos no passado para planejar o futuro e agir no presente. Seja inteligente.
  13. Tenha atitude: Ao perceber que seu emprego atual pode não trazer o benefício que você quer para a sua carreira, demita-se. Nesse momento você terá mudado de atitude, uma vez que você já sabe onde quer chegar e consegue ver que seu emprego atual não te trará os benefícios que você quer para a sua vida. Parabéns! 

Percebe agora que o problema da sua carreira não deslanchar é seu e não da empresa onde você trabalha? Ou do mercado? Devemos aprender a ser responsáveis por nossos atos e isso inclui nossa vida profissional.

Melhore a si mesmo. Sua vida depende só de você, mais ninguém. Mostre seu diferencial de valor e consiga o destaque que você merece.

Autor

Rodrigo Pace de Barros, PMP Coach de Carreira Especialista em Profissionais de TI Possui 17 anos de experiência em projetos de Segurança de TI e ambientes de missão crítica em empresas de grande porte. Atua há 10 anos na Telefonica Vivo como especialista em Projetos de Segurança da Informação, compliances e certificações e, atualmente ocupa o cargo de consultor especialista de Pré-Vendas. É formado pela Unesp de São José do Rio Preto e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Colunista em diversos portais de TI e Gestão de carreiras, palestrante, instrutor e assessor de carreiras especializado em TI. Site: http://www.rodrigopace.com.br Criador do Desafio LinkedIn: www.desafiolinkedin.com.br Contato: rodrigo@rodrigopace.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rodrigopace/ Facebook: https://www.facebook.com/rodrigopace.com.br Twitter: @RodrigoPaceDH

Rodrigo Pace de Barros

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes