Banco de Dados

Ξ Deixe um comentário

Porque uma colocação como DBA é tão difícil?

publicado por Thiago Cruz

dba

Verificamos um grande aumento no número de vagas na área de tecnologia. Ainda assim podemos perceber uma “pulga atrás da orelha” das organizações no momento da contratação de um administrador de banco de dados.

É fácil verificarmos isso buscando por vagas de administrador de banco de dados JR:

  • Conhecimento em  mais de um SGBDR
  • Experiência comprovada
  • Inglês
  • Certificação (há exceções)

Mas qual seria o mistério em cima desta função?

  1. Desenvolver uma base de dados consistente;
  2. Manter a integridade dos dados da empresa;
  3. Segurança de acesso aos dados;
  4. Desempenho da aplicação;
  5. Tuning;
  6. Controle de erros.

Para isso, a procura de um profissional torna-se minuciosa. Muita das vezes as empresas buscam um profissional sênior, tornando assim mais difícil o primeiro passo de um DBA.

Com isso inicia-se uma busca por conhecimento na tecnologia, por certificação na ferramenta, graduação e especialização. O mais importante, é ótimo ter conhecimento em mais de um SGBDR, sendo ainda necessário um conhecimento em segurança, sistema operacional, lógica de programação e talvez sendo necessário um pequeno conhecimento de no mínimo uma linguagem.

Então ser aquele carinha, no canto da sala, que reclama todos os dias de não ter horário, trabalhar constantemente em plantões nos finais de semana e com uma caixa de e-mail na qual sempre tem e-mails para ler, tem pela frente uma vida de estudos, atualização, muito trabalho e uma constante busca por novidades.

Nos dias de hoje é quase impossível uma aplicação funcionar sem que em nenhum momento seja necessário manipular dados, com isso torna-se necessário a utilização de um SGBDR e consequentemente a contratação do serviço de um administrador de banco de dados.

Com isso vemos um crescimento de profissionais adotando a preferência por consultorias ou a forma de trabalho como PJ, atualmente o cenário mais comum nas organizações são de 1 a 3 DBA. Você ainda quer se tornar mais um?

Um bom salário, mediante a outras áreas da TI, um dos cargos de mais respeito nas organizações e um dos cargos que requer maior seriedade do profissional.

No entanto, o mercado torna-se muito competitivo levando em conta que o número de vagas para o cargo muita das vezes é menor que em qualquer outra área da TI, as exigências são exorbitantes devido o nível de profissionalismos necessário para assumir tal cargo.

Uma vida de dedicação, estudos e responsabilidade com as informações mais importantes da empresa na qual está prestando serviço.

Outra característica de um DBA é o trabalho em grupo, ainda mais para quem está iniciando na função, em todo momento será visto um DBA em contato com a equipe de desenvolvimento, com a equipe de infraestrutura e segurança. Mas para que isso? Para garantir que o projeto seja realizado conforme escopo.

É um longo caminho, mas é necessário contratar um profissional capacitado para a função, uma jornada longa de estudos e um ganho imenso de informações e network. É um caminho para profissionais com objetivos e foco. Para aqueles que estão iniciando, boa sorte.

Autor

Formado em Administração de empresas, trabalho no ramo da TI a cerca de 11 anos, sendo 10 anos como DBA, atualmente trabalhando com DBA e prestando serviço externo como Consultor SQL Server 2008, 2008 R2 e 2014, autor de artigos para Devmedia e Ti Especialistas. Profissional certificado MCP na plataforma de Banco de Dados e co-fundador do site Guia DBA. Site: www.guiadba.com.br

Thiago Cruz

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes