Carreira

Ξ Deixe um comentário

A maravilhosa escolha de ser otimista

publicado por Alex Gomes Galho

A maravilhosa escolha de ser otimista“Se tenho tempo, mesmo que seja um minuto, que esse minuto se torne o início da minha reviravolta, que eu me transforme em dono dele ao invés de ser seu escravo”, Ken O’Donnell (A Paz Começa em Você – Editora Gente)

Ser otimista é uma das maiores qualidades que o ser humano pode ter. Reclamações constantes, falta de confiança em si e na vida transformam você em um perdedor. Sim, porque o pessimista acredita que a culpa por sua infelicidade está no outro. Essa crença se transforma em acomodação, pois o pensamento do pessimista é: “ah, isso não vai dar certo. É melhor nem tentar”. Jogar a culpa no colega, no companheiro ou na empresa é cômodo, porque exime a pessoa de qualquer responsabilidade por sua vida. Se você continua lamentando a falta de perspectivas, continuará assim para o resto de seus dias se não modificar sua maneira de ver o mundo. O otimista sabe que apesar das adversidades ele poderá vencer, sabe que o fracasso e os problemas são momentâneos e tem capacidade para superá-los. E esse, acredite, é o primeiro passo para contornar qualquer obstáculo. O otimista chega onde quer, porque tem fé, gosta de si, acredita que pode dar certo. Você já parou para pensar como o otimismo contagia as pessoas? Quando você vê alguém sorrindo, imediatamente, tem vontade de sorrir, quando vê alguém dando boas risadas, você ri também. Quando uma pessoa faz uma graça, você fica mais alegre. O otimismo torna o ser humano mais leve, com mais energia, disposto, solidário. É por isso que ser otimista é uma delícia. O otimismo faz parte da filosofia dos campeões. Experimente mudar seus pensamentos. No lugar de: “ah, eu não tenho sorte mesmo”, diga: “hoje não foi um bom dia, mas amanhã será melhor”. Se você costuma pensar: “ acho que não vai dar, ele nunca vai aceitar”, pense então: “posso arriscar, pois tenho 50% de chance de conseguir (o que já é bastante)”. Pequenos gestos fazem uma enorme diferença e o resultado é mais confiança e uma vida muito mais livre para aceitar desafios e ser feliz. Recebi alguns pensamentos que gostaria de compartilhar com você:

  1. Quando um vencedor comete um erro, diz: “Eu errei!” Quando um perdedor comete um erro, diz: “Não foi minha culpa.”
  2. Um vencedor trabalha duro e tem mais tempo. Um perdedor está sempre “muito ocupado” para fazer o que é necessário.
  3. Um vencedor enfrenta e supera o problema. Um perdedor dá voltas e nunca consegue resolvê-lo.
  4. Um vencedor se compromete. Um perdedor faz promessas.
  5. Um vencedor diz: “Eu sou bom, porém não tão bom como gostaria de ser.” Um perdedor diz: “Eu não sou tão ruim como tantos outros.”
  6. Um vencedor escuta, compreende e responde. Um perdedor somente espera uma oportunidade para falar.
  7. Um vencedor respeita aqueles que são superiores a ele e trata de aprender algo com eles. Um perdedor resiste àqueles que são superiores a ele e trata de encontrar seus defeitos.
  8. Um vencedor se sente responsável por algo mais do que somente o seu trabalho. Um perdedor não colabora e sempre diz: “Eu somente faço o meu trabalho.”
  9. Um vencedor diz: “Deve haver melhor forma de fazê-lo …” Um perdedor diz: “Esta é a maneira que sempre fizemos.”
  10. Um vencedor compartilha esta mensagem com os amigos… Um perdedor guarda-a para si mesmo porque não tem tempo…

O silencio é a aquietação de nossa mente. É a ponte entre nosso mundo exterior e interior.
Pratique-a ficar em silencio com você mesmo, descubra-se!

[Crédito da Imagem: Ser otimista – ShutterStock]

 

Autor

Gerente de Tecnologia – FGC Fundo Garantidor de Créditos Profissional com mais de 20 anos de experiência à frente de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de Sistemas e Projetos em diversos segmentos, como varejo, atacado e principalmente no mercado financeiro. Onde pude desenvolver competência e habilidades para gestão de pessoas, crise, conflitos, negociações de assuntos estratégicos para corporação e TI. MBA – TI – E-Management Tecnologia – FGV CFM – Certifica Financial Management - INSPER MPA – Mestrado Profissional em Administração de Empresas

Alex Gomes Galho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes