Carreira

Ξ 3 comentários

Descubra os erros mais comuns cometidos no LinkedIn

publicado por Mateus Rosa

Descubra os erros mais comuns cometidos no LinkedInA proliferação dos canais de comunicação social através da internet e o seu uso diário possibilitaram o poder de criação de conteúdo para todas as pessoas, aumentando muito toda a geração de informação na internet. E o LinkedIn se oferece como uma ótima opção para produzir um conteúdo de forma relevante.

O mesmo canal já atraiu a atenção dos recrutadores que já utilizam como um meio para procurar por talentos e candidatos e assim, os apresentarem às empresas que buscam por aquele perfil. Porém, um ponto negativo é que está rede ainda é mal aproveitada e explorada pelos seus usuários.

Em outros artigos aqui no portal, discutimos a importância da reputação digital através de práticas de Personal Branding em Redes Sociais como no Twitter, Facebook e principalmente no LinkedIn. Então lembre-se que o seu perfil é o seu cartão de visita na web e uma página para qualquer recrutador, gestor ou internauta ver e analisar.

Mas, Como está o seu perfil na internet?

Qual é o tipo de conteúdo que você produz ou compartilha?
Essas perguntas podem não ser tão óbvias como você pensa, após ler abaixo e identificar algumas das práticas não recomendáveis.

  1. Utiliza uma foto formal?Há muitas pessoas que usam uma foto não adequada ao LinkedIn, é muito importante lembrar que está é uma rede social profissional.

    Evite colocar fotos de:

      • Óculos escuros
      • Na Praia (sem camisa, de biquíni ou decotes)
      • Em festa com cerveja na mão ou copo
      • Com outras pessoas
      • Logo empresarial

    O pior é que esses erros são mais comuns do que se imagina.

  2. Usar a URL automática. É bem mais fácil de ser encontrado através de um URL personalizada, como há muitos nomes e sobrenomes idênticos ou semelhantes, quando criamos um perfil a URL tem variações e números. Dificultando que você seja encontrado somente pelo nome.

    Nas configurações da conta é possível criar uma URL personalizada como a minha no Exemplo ao lado: br.linkedin.com/in/mateusrosa

    Para criar a sua basta clicar em editar perfil e já no quadro principal há a opção de editar URL de perfil público. Aí, só escolher o endereço do seu perfil público.

  3. Deixar as informações de perfil privado.Você participa de vários projetos, tem um perfil completo e atualizado, é atuante na sua área de formação, mas deixa o perfil privado dividindo as informações somente com as suas conexões.

    Mas, Como vai ser encontrado? O perfil do LinkedIn precisa estar disponível para as buscas, há muitos recrutadores que costumam procurar informações  de profissionais pelo Google e o ideal é que eles possam te encontrar no seu perfil.

  4. Ser apenas Estatística nos Grupos
    Mais uma vez ressalto, os grupos são os principais meios para obtenção de networking na web. Neles é possível maior envolvimento com os profissionais das áreas de sua especialidade bem como gestores de negócio e a aproximação de potenciais clientes.Não pertencer a nenhum é perder a oportunidade de conhecer novos profissionais, debater e mostrar seus interesses. Mas também estar em muitos, dá a impressão que você não participa de fato em nenhum.
  5. Erros de português ou digitação

    Nunca se esqueçam de fazer uma correção, na dúvida use os corretores. Leia, releia ou peça ajuda para algum amigo. Fique bem atento aos erros da sua página. Assim como é ruim enviar um currículo com erros ortográficos no Linkedin a regra é a mesma.
  6. Não MintaA pessoas que de Inglês básico vira intermediário e o avançado vira fluente.

    Transforma um curso de férias de duas semanas em universidades em especialização.

    Essas meias verdades podem ser descobertas, e se for acabará com todo o seu esforço na rede.

    Tanto o LinkedIn como as outras redes sociais servem como uma boa conexão para ampliar o seu Networking e compartilhar o seu perfil profissional no mundo dos negócios.

[Crédito da Imagem: LinkedIn – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

3 Comments

  • Ótimas dicas, sigo quase todas, porém a parte em que diz, deixar o perfil público, não me é muito comum. Não gosto de muita exposição, seja em qualquer perfil ou página, apenas minhas conexões tem minhas informações.

    • Olá Nayara,
      fico feliz que tenha gostado do artigo.
      E que bom que explora bastante o LinkedIn.
      Eu concordo com você que precisamos no quesito privado as demais redes sociais. Exceto o LinkedIn afinal lá é o seu cartão de visita profissional. Você não vai compartilhar viagens, fotos e produtos que comprou e sim se posicionar profissionalmente.
      Um abraço e sucesso.

  • quais seriam os 5 pontos negativos do linkedin

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes