TI Corporativa

Ξ 1 comentário

5 lições da Copa para TI

publicado por Margadona

5 lições da Copa para TINossa seleção não correspondeu dentro das quatro linhas, mas fora de campo a Copa foi um sucesso, independente da sua opinião pró ou contra a realização do evento, mas o que o maior evento esportivo do planeta pode nos ajudar em TI?

Fiz 5 analogias para facilitar o entendimento!

Voluntários Copa

Pessoas que trabalharam horas e horas de graça por acreditar num projeto, pois sabiam de sua importância para o sucesso do evento.

Por que existem profissionais que mesmo bem pagos não ficam estimulados a realizar um trabalho? Será que não sabem de sua importância no projeto de TI, de sua importância para o sucesso da empresa?

O trabalho deve ser algo que agregue coisas boas a vida do profissional e da empresa, nunca o trabalho deve ser um fardo.

Acho que extrema importância que os gestores possam mostrar aos profissionais sua importância na corporação e na realização dos projetos. Se o projeto foi um sucesso todos sairão ganhando!

Estudo dos adversários

A seleção alemã utilizou-se até de Big Data para estudar a seleção nacional, os jogadores tinham a sua disposição até aplicativos para smartphones com informações sobre os adversários, ou seja, a seleção que foi a campeã coletou e analisou todas as informações necessárias(Levantamento dos pré-requisitos em TI deveria ser assim, certo?) antes começar a implantar sua tática de jogo(Início do desenvolvimento!)

A seleção alemã sabia o que deveria fazer, como fazer e quando fazer para atingir seu objetivo.

Estratégia durante os jogos

Mesmo com toda preparação e estudo dos adversários, imprevistos podem acontecer, aliás sempre acontecem, certo? Levará vantagem quem se adaptar mais rapidamente para superar as dificuldades.

Num jogo de futebol pode acontecer erros individuais que comprometam o sucesso de todo um planejamento, nesse caso o técnico troca o jogador ou muda a tática do time para suprir essa deficiência.

Na TI pode acontecer de uma equipe atrasar o cronograma e prejudicar o restante das equipes envolvidas no projeto, o que pode gerar uma sinergia de trabalho entre as equipes para recuperar o tempo perdido. Isso pode gerar, se for bem planejada, um grande espirito de colaboração entre as equipes.

Contusões

Quando oficializaram que Neymar estava fora da Copa, ficou nítido que a seleção brasileira dependia muito do seu principal jogador, pois o técnico Felipão não conseguiu encontrar uma alternativa para suprir essa ausência e o “barco começou a naufragar”.

E se num importante projeto de TI a empresa perde um ou mais funcionários importantes?

Tem que existir um compartilhamento de conhecimento entre os profissionais, nunca deve existir um “dono” de um sistema ou de algum módulo, ninguém pode ser insubstituível(aliás ninguém é!).

Existem profissionais que acham que centralizando tudo estarão mais seguros e garantidos no emprego, essa é uma visão ultrapassada.

Isso é péssimo para empresa e profissional, a troca de conhecimentos talvez seja a melhor maneira de se crescer profissional e também pessoalmente.

Estádios

O estádio foram entregues! Com atraso, com problemas, com orçamento estourado, com inúmeras dificuldades durante a fase de construção(desenvolvimento), isso com certeza pode lembrar algum projeto de TI que você tenha participado, certo?

Poderíamos escrever um livro com problemas e soluções sobre esse assunto, mas sabemos que a prática é bem diferente da teoria, e pela minha experiência nesses quase 22 anos de profissão acho que o primeiro passo para sucesso é ter uma boa
comunicação entre equipe e gestores, isso pode parecer até certo ponto óbvio, mas, podem ter certeza, é um dos principais problemas nas empresas.

Espero que tenham gostado do artigo.

Obrigado.

[Crédito da Imagem: Copa do Mundo – ShutterStock]

 

 

Autor

Profissional com 22 anos de experiência em TI, já atuou nas empresas ALESP, Promon, CET, DPRN, Câmara Municipal da Campinas e Jundiaí, Aeronáutica, Camargo Corrêa, Editora Abril, BMF&BOVESPA, Unimed Campinas, Agência Estado e Octo Corretora Atualmente trabalha na Octo Corretora(www.rico.com.vc) responsável pelo Home-Broker e Terminal de Operações e Serviços da empresa. E-mail: carlosmargadona@gmail.com

Margadona

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes