Gestão de Processos

Ξ Deixe um comentário

Tropicalizando a Gestão por Processos

publicado por Thiago Campos de Oliveira

Tropicalizando a Gestão por ProcessosEm 18 anos de atuação no mercado brasileiro de Tecnologia da Informação pude acompanhar algumas tecnologias e metodologias nascerem, algumas permanecerem e outras simplesmente deixarem de existir.

Nos últimos seis nos de minha vida profissional tenho me dedicado a uma metodologia específica, o BPM (Business Process Management).

Com a abertura de nosso mercado e a internacionalização de grandes corporações brasileiras  na ultima década, ficou cada vez mais evidenciada a importância de ter o controle sobre todos os processos da empresa, seja para atender melhor seu cliente, seja para reduzir custos e ter uma competitividade maior no mercado.

Quando falamos sobre gestão de processos empresariais obrigatoriamente estamos falando sobre o Capital Humano das empresas, e, consequentemente no maior gargalo que temos dentro dos processos empresariais.

Durante estes seis anos de atuação com BPM, pude constatar que, na maioria dos casos, o processo empresarial esta dentro da cabeça de seus funcionários, tornando as empresas reféns de seu próprio processo.

Vamos imaginar o seguinte cenário:

A indústria “XYZ” produz parafusos. Em seu departamento de recebimento de matéria prima, temos o funcionário “Afonso”, que é responsável por receber a matéria-prima e distribui-la pelas máquinas para a produção de parafusos.

Este recebimento e abastecimento é feito de forma diária e somente pelo “Afonso”, o que nos diz que somente ele possui conhecimento sobre este processo.

Em um dia da semana, o funcionário “Afonso” precisa faltar por motivos particulares.

Neste momento temos um “gargalo” do processo de recebimento e abastecimento de matéria-prima na empresa “XYZ”.

Não foi definido qual seria o substituto para a execução desta tarefa, não foi definido o tempo de execução desta tarefa, não foi definido se iria existir a devolução da matéria-prima para o fornecedor caso a mesma estiver com baixa qualidade, entre outros itens que podemos evidenciar.

Claro que o exemplo acima é muito simples, mas, serve para ilustrar o que o BPM pode ajudar dentro das empresas.

Com o mapeamento dos processos empresarias utilizando o BPM, temos como tratar diversos itens do processo de uma empresa, levando em consideração sua regra de negócio.

Podemos aplicar o BPM dentro das organizações em todos os seus departamentos, seja na Produção, através do mapeamento dos Processos Industriais, seja no RH, através de um processo de Movimentação de Pessoal, seja no Administrativo/Financeiro, através de um processo de Reembolso de Despesas de Viagens, ou no departamento de Tecnologia da Informação, através de um processo de Help Desk, por exemplo.

Outro item muito importante dentro do conceito de BPM é a “rastreabilidade” dos processos.

Considerando ainda o exemplo que citei acima, sobre a indústria de parafusos “XYZ”. Imagine que uma matéria-prima de baixa qualidade foi distribuída entre as máquinas para a produção. Isto causou a produção de parafusos de baixa qualidade, o que causou um recall destes produtos e, consequentemente um prejuízo financeiro para a indústria “XYZ”.

Sem o mapeamento do processo utilizando o BPM, não temos como ter a “rastreabilidade” do mesmo. Ou seja, não temos como evidenciar qual foi o fornecedor que entregou a matéria-prima de baixa qualidade ou qual foi a maquina/capital humano que utilizou esta matéria-prima e liberou este lote para ser comercializado.

Estes são apenas alguns exemplos que podemos ilustrar do Business Process Management (BPM) onde demonstro como ajudar a empresas a se tornarem mais competitivas no mercado.

No próximo artigo, discutirei sobre ferramentas disponíveis no mercado para automatizar processos com a metodologia BPM.

[Crédito da Imagem: Gestão de Processos – ShutterStock]

Autor

Profissional com 18 anos de experiência no mercado brasileiro de Tecnologia da Informação, com ênfase em BPM/ECM/GED.

Thiago Campos de Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes