Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Dicas e cuidados para obter sucesso com o seu projeto de e-learning

publicado por Luciano Gardesani Marques

Dicas e cuidados para obter sucesso com o seu projeto de e-learningSe você está pensando em implementar um projeto de e-Learning ou acredita que seja possível melhorar um projeto que já existe esse artigo relaciona dicas e cuidados que nem sempre são levados em conta e realmente podem minar o sucesso de um projeto.

Não subestime o projeto

É muito comum encontrar casos em que o projeto de e-Learning é tratado como mais uma tarefa dentre muitas outras atribuídas a alguém. Um dos grandes equívocos que podem frear os possíveis resultados com o e-Learning é subestimar sua importância ou complexidade. Portanto, não trate o projeto como algo secundário e de responsabilidade de uma pessoa em tempo parcial, nem assuma que qualquer pessoa poderá conduzi-lo. Busque a profissionalização do projeto para obter resultados consistentes.

Dê a atenção devida ao planejamento instrucional

Também é comum encontrar projetos ou cursos em que o planejamento instrucional ou a mediação pedagógica do conteúdo simplesmente foi esquecida. Jamais esqueça que o e-Learning muitas vezes envolve um aprendizado individual e solitário, por isso o conteúdo e sua linguagem são fundamentais para garantir qualidade e eficácia. Quanto melhor e mais aderente for o conteúdo maiores as chances de sucesso.

Não menospreze as mídias sociais

Quem acredita que as mídias sociais ainda representam algo novo e sem uso dentro de um projeto educacional está redondamente enganado. Lembre-se também que elas não se restringem ao Twitter e Facebook e é comum encontrar projetos em que aparentemente a simples adição de um blog ou wiki pode ser suficiente. O segredo é pensar na integração das ferramentas disponíveis dentro de um contexto alinhado ao planejamento instrucional. Lembre-se que atualmente as pessoas obtém conhecimento em diversos momentos de aprendizado, através de formatos distintos.

Não coloque toda a sua atenção na tecnologia

Um dos erros mais comuns é tratar a tecnologia como estratégia de um projeto acreditando inclusive que quanto mais tecnologias forem adotadas melhores serão os resultados. Também não acredite que quanto melhor a tecnologia mais efetivo será o aprendizado, pois a tecnologia é somente uma parte do desafio. O importante é atuar em parceria com a área de TI da sua organização desde o início, respeitando sempre as características e limitações técnicas que por ventura façam parte do contexto do seu projeto.

Não abandone o aprendizado tradicional em sala de aula

Assumir que é possível aprender tudo através do e-Learning pode ser muito arriscado. Respeite o modelo tradicional e sobretudo os instrutores / professores. O desafio é repensar o papel da sala de aula dentro desta nova realidade ampliada pela tecnologia, incluindo as novas funções dos especialistas.

Lembre-se do ambiente de trabalho

Esqueça o modelo em que para aprender ou participar de um treinamento a pessoa deveria deixar o seu local de trabalho e se dirigir a uma sala de treinamento. Atualmente é necessário trabalhar e aprender ao mesmo tempo. Atente sempre aos obstáculos que podem ser impostos para que as pessoas possam se desenvolver por meio do e-Learning no ambiente de trabalho. Atue com os líderes para que esses promovam e apoiem o aprendizado no ambiente de trabalho.

Não assuma que as pessoas sabem como aprender através do e-Learning

Esse é um equívoco realmente comum: acreditar que todos estão prontos para aprender sem maiores dificuldades através do e-Learning. Aprender em sala de aula é totalmente diferente do que aprender através de um computador. Por isso é muito importante buscar o apoio da liderança para que essa atue a favor da causa inclusive como apoiadores em caso de eventuais dificuldades que as pessoas demonstrem. Outra dica importante é pensar em facilitar a vida do usuário sempre. Simplifique!

Não assuma que as pessoas gostam do e-Learning

Pode acreditar. Há quem odeie o e-Learning. Eu mesmo já ouvi isso de algumas pessoas algumas vezes e precisamos encarar isso como algo natural. Ao tratar deste fato como uma verdade torna-se necessário pensar em como agir continuamente para diminuir esse tipo de resistência. Se possível trabalhe ativamente com a gestão da mudança e com a constante comunicação a favor do novo modelo para sensibilizar quem ainda não aderiu completamente. O suporte técnico também precisa funcionar e realmente ajudar as pessoas, principalmente as que não gostam do e-Learning.

Escolha os parceiros certos

Não assuma que todos os fornecedores são iguais, nem que todos são bons. Outro erro constante é decidir pelo preço. Procure trabalhar com parceiros que realmente possam ajudar e melhorar o seu projeto continuamente.

Não pense que tudo dará certo…garanta que tudo dará certo

Lembre-se dos detalhes! A gestão do projeto é tão importante quanto tudo o que já dissemos neste artigo. Tenha controle sobre o que está acontecendo e aja sempre com pró-atividade para evitar as dificuldades. Não transfira a sua responsabilidade para o fornecedor. Mesmo que as coisas não estejam dando certo não entre em pânico! Procure ajuda com as pessoas certas e os problemas serão resolvidos.

Equilibre a inovação

Se o projeto de hoje está muito parecido com o que se via há um ano, então está faltando inovação. As coisas mudam muito rápido hoje em dia e as pessoas também. Fuja da ideia de que não se mexe em time que está ganhando. É preciso inovar e buscar a oferta de novos meios e modelos. Cuidado somente para não confundir melhoria com inovação. Lembre-se que inovação em excesso também poderá distorcer o foco do seu projeto e confundir os usuários. A palavra neste quesito é “equilíbrio”.

Referências:
“The Rush to e-Learning” – Marc Rosenberg
“Managing e-Learning Projects” – Portal elearningindustry.com

[Crédito da Imagem: e-Learning – ShutterStock]

Autor

Especialista em educação corporativa com mais de 14 anos de experiência na implementação de projetos baseados em tecnologia.

Luciano Gardesani Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes