Carreira

Ξ 8 comentários

Comprometimento Profissional, você tem?

publicado por Marcelo Pires Ferreira

Comprometimento Profissional, você tem?Hoje em dia cada vez mais as empresas buscam profissionais que tenham comprometimento, mas afinal o que é comprometimento profissional?

Comprometimento é tudo que as pessoas fazem a mais, sem que alguém tenha pedido, ou seja, é você superar as expectaivas, surpreender as pessoas, ser engajado com suas atividades e acima de tudo não se conformar com determinada situação de problema.

O que acontece hoje nas empresas, são colaboradores realizando somente o necessário, ou seja, fazem o que seu cargo/salario exigem, o restante não é com ele.

Quantas vezes não fomos em alguma reunião ou até mesmo em outra empresa, (em empresas públicass isso é comum), para resolver algum tipo de problema, e as pessoas nos foram passando para outras, dizendo que a pessoa responsável não era ela. Quando nos dirigimos à alguma empresa, qualquer pessoa que vemos com crachá, nós o identificamos como representante da corporação, independente de ser a copeira, o atendente ou o diretor. O compromisso em resolver o problema das pessoas, independente da sua responsabilidade, é um grande exemplo de comprometimento.

O colaborador comprometido tem orgulho da organização, recomenda seus produtos e serviços e vê a empresa como um dos melhores lugares para se trabalhar. Esse colaborador associa o seu sucesso profissional à companhia e buscam o crescimento da empresa sempre, pois, a empresa crescendo a sua imagem para o mercado tambem ira crescer.

Para ser engajado e motivado, o colaborador deve compreender onde a empresa quer chegar e o que ele pode fazer para ajudá-la. Deve também compreender a sua verdadeira função na empresa. “O papel de uma telefonista não é atender o telefone, é facilitar a comunicação interna e externa da empresa, aumentando a produtividade da equipe. A partir do momento em que o colaborador sabe como está contribuindo para o sucesso daqueles à sua volta, se sentirá motivado a fazer a coisa certa.”

Quantas vezes ficamos a mais na empresa, sem ganhar horas extras, pelo compromisso de apresentar aquele relatório no outro dia? Enfim, tudo que você faz a mais, sem o interesse de obter alguma vantagem, é o que faz a diferença hoje no mundo corporativo; e é o que cada vez mais as empresas buscam.

Em todos os caminhos de nossa vida, nós vamos nos deparar com o comprometimento ou não, de outras pessoas, ou da empresa na qual trabalhamos. E é esse diferencial que traz a credibilidade e o sucesso de pessoas e empresas.

[Crédito da Imagem: Comprometimento Profissional – ShutterStock]

Autor

Profissional com mais de 10 anos de experiência em TI. Atualmente é Manager em uma multinacional de telecomunicações. Formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Engenharia de Software e cursando MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Liderança. Certificado em COBIT 4.1 e ITIl V3 Foundation. Sólida vivência no gerenciamento de equipes de Suporte e Desenvolvimento. Experiência em Sistemas de Billing (Internet e Telecom), Banco de dados Oracle, Sql Server, S.O Unix Solaris e Windows. Conhecimentos do conceito PMI e Governança em TI.

Marcelo Pires Ferreira

Comentários

8 Comments

  • Comprometimento realmente é muito importante, as vezes até mais que conhecimento técnico.

    Acho que as empresas estão valorizando cada vez mais postura e ética dos profissionais, bom pelo menos deveria ser assim!

  • Caro Marcelo, concordo plenamente com seu artigo devemos nos esforçar ao máximo em prol da empresa mas deixo uma pergunta. e a empresa de hoje deve valorizar mais o profissional de T.I? falo isso pois ouçp muitos relatos de colegas da faculdade que trabalham em empresas que não dão tanta atenção a assim a seu colaborador, A T.I está se vulgarizando ou seja o “cara do sistema” também concerta impressora. Pra ser mais preciso o comprometimento tem que ser recíproco, não acha?

    • Caro Wilander,
      As empresas devem valorizar seus profissionais independente a área de atuação. Hoje as empresas lideres de mercado tem a área de TI como uma área de negócio e este é um dos segredos do sucesso. A empresa que não tem a área de TI como parceira no negócio tende a não evoluir.

  • Belo artigo Marcelo!
    Uma empresa que consegue engajar seus profissionais e sabe dar sentido para sua existência dentro e até fora dela certamente alcançará grandes resultados e ainda terá em cada membro de sua equipe um representante de sua cultura.

  • Ótimo artigo. Compartilho desta opinião hoje é responsabilidade do profissional cuidar de sua carreira e com certeza os profissionais comprometidos com a empresa tendem a ter mais sucesso profissional.

  • Acredito que o comprometimento faz parte do caráter de todo bom profissional.
    Se a empresa não reconhece os esforços de seus colaborações, quem sai perdendo é ela, pois um bom profissional não fica sem emprego.
    Temos que nos esmerar em ser os melhores em tudo o que fazemos.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes