Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Gerenciamento de Aquisições em Projetos de TI

publicado por Gustavo de Castro Rafael

Gerenciamento de Aquisições em Projetos de TIUma das nove áreas do Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK, é o Gerenciamento de Aquisições, no qual descreve o processo de aquisições fora da empresa, seja relacionado a serviços ou produtos. Quando o cliente possui uma necessidade de melhoria ou alteração na estrutura de TI, podendo ser, a atualização do parque tecnológico, implementação de um novo ERP, criação de uma estrutura de backup ou alta disponibilidade, por exemplo, é iniciado pelo cliente um projeto (mesmo que informal), no qual será definido as premissas, cronograma, fornecedores, custo, entre outros fatores. Neste ponto, normalmente o cliente entra em contato com os fornecedores e parceiros para em conjunto definir a melhor estratégia do projeto, valores e melhor custo x benefício.

Na prática, como exemplo,  é comum analisar projetos com um hardware do fabricante X sendo que, do fabricante Y estaria xx% mais barato, ou a definição e configuração de uma infraestrutura e recursos que para aquele cliente e projeto não seria a melhor opção, ou a implementação de um sistema de CRM no qual as características do software não atendem a necessidade do cliente.

O que estou apresentando é que o cliente algumas vezes pode ser influenciado pelos fornecedores de hardware, software, ou serviços a utilizar a solução dele, ou fechar um pacote de hardware x software x serviço que não seria o ideal, ou pior ainda, este projeto não irá satisfazer os requisitos de negócio e objetivo do cliente.

O primeiro passo que pode ser realizado quando o cliente possui uma nova demanda, é alinhar com a alta direção da empresa qual a expectativa, o objetivo final do projeto, bem como o orçamento que será disponibilizado para este projeto e, em cima destas informações procurar parceiros de negócio, serviços, consultorias para em conjunto definir a configuração de hardware apropriado, a estrutura necessária, as configurações essenciais do software, os serviços a serem implementados, entre outras situações, para posteriormente procurar os fornecedores que atendam a essas premissas e objetivos.

Tenho visto em empresas que realizam este trabalho “pré-iniciação” (planejamento\ alinhamento) , o índice de sucesso e satisfação da alta diretoria e clientes internos é elevado em comparação a projetos definidos, criados e implementados por uma única relação cliente-fornecedor.

Como exemplo, em um projeto de alta disponibilidade, no qual exige um conhecimento e especialidade para definição do escopo, premissas, etapas de configurações, é recomendável o cliente procurar parceiros ou consultorias com profissionais que atuam nesta área e possam realizar com suas experiências de mercado benchmarking com outros projetos semelhantes em relação a definições, etapas, configurações para o projeto, paradas programadas no ambiente, entre outros fatores.

Para finalizar o artigo, é importante o cliente na hora de escolher o provedor de serviço, o fabricante de hardware ou a empresa que irá implementar o ERP, por exemplo, pedir referências de clientes para estas empresas, no qual já foi realizado um projeto como este ou semelhante. Desta forma o cliente irá ter contato e informações de como foi o projeto, pontos de atenção, falhas, entre outras informações que possam ajudar a definir o melhor parceiro e fornecedor para o projeto.

[Crédito da Imagem: Gerenciamento de Aquisições – ShutterStock]

Autor

Fundador da PDCA TI - Consultoria & Treinamentos. Site: https://www.pdcati.com.br Atuação em clientes de diversos segmentos e porte, visando a análise e evolução do nível de maturidade dos processos das áreas de Tecnologia da Informação (Governança de TI, Gestão de TI e Infraestrutura) e Segurança da Informação. Palestrante em diversos fóruns, empresas e universidades. Mais informações, acesse o site https://www.pdcati.com.br. CV: Graduado em Sistemas de Informação; Pós-graduado em Governança de TI; MBA em Gestão da Segurança da Informação. Certificações: ITIL v3; COBIT; ISO 20K; ISO 27K1; DPO Contato: gustavo.castro@pdcati.com.br

Gustavo de Castro Rafael

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes