Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Alinhamento estratégico de TI utilizando o Balanced Scorecard

publicado por Rodolfo Vilas Bôas

Alinhamento estratégico de TI utilizando o Balanced ScorecardO processo de gerenciamento de projetos se tornou vital para as organizações que pretendem alcançar sucesso nos negócios, no entanto, o Instituto Gartner mostrou que 70% dos projetos na área de Tecnologia de Informação (TI) falham no cumprimento de cronograma, custos e metas de qualidade.

Outro fato importante é que mesmo quando os projetos são executados com sucesso, muitas vezes eles ainda não trazem os benefícios esperados pelo negócio.

Diversos fatores geram esses problemas, mas o grande vilão tem sido a falta de alinhamento estratégico entre os objetivos do negócio e as atividades de TI.

Isso ocorre, pois as unidades de negócios têm uma visão limitada sobre o que a área de Tecnologia está fazendo e a TI, por sua vez, tem uma conexão limitada com os objetivos estratégicos e do negócio.

Um dos principais desafios para executivos de TI e de negócios é garantir que os investimentos em TI aumentem o desempenho da organização e agreguem valor às estratégias corporativas.

Nesse cenário, torna-se necessário uma governança corporativa em TI, que permita comunicar e direcionar as ações da empresa e da TI, controlar seu desempenho e resultados, e certificar que organização está no caminho certo e caso não esteja, identificar os ajustes necessários para alcançar os objetivos.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta que auxilia na aproximação entre as áreas da organização, tendo como principal objetivo o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Através dessa ferramenta é possível mapear os objetivos estratégicos de uma organização em indicadores de desempenho em quatro perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizado e crescimento.

Essa ferramenta surgiu da necessidade de explorar novos métodos de medição de desempenho, já que apenas as métricas financeiras eram insuficientes para entender toda organização.

O maior objetivo do BSC é tirar os planos e metas do papel e difundi-los por toda organização e dessa forma alinhar os objetivos à estratégia.

Através desse método é possível avaliar os ativos intangíveis e intelectuais de uma empresa, tais como serviços de qualidade, funcionários motivados, processos eficientes e clientes satisfeitos.

O BSC IT (Balanced Scorecard Information Technology) tem como objetivo um entendimento comum de como as aplicações de TI, tecnologias e serviços irão contribuir para os objetivos de negócios – hoje e no futuro.

O alinhamento estratégico entre TI e negócios envolve otimizar a comunicação entre os executivos que tomam as decisões de negócios e gerentes de TI que supervisionam as operações técnicas.  Dessa forma, possibilita implementar planos flexíveis de negócios e arquiteturas de TI, bem como a alocação de custos eficaz.

Alguns passos que podem contribuir para uma gestão de indicadores com BSC são:

  • Definir as condições para alcançar o alinhamento;
  • Definir objetivos com base na Estratégia Empresarial;
  • Definir metas financeiras;
  • Definir metas de mercado com foco em clientes;
  • Alinhar processos internos (uso de BPM ou PDCA);
  • Identificar processos críticos;
  • Promover Capacitação aos colaboradores (disseminar cultura);
  • Determinar o valor da TI;
  • Desenvolver a Visão e Missão da TI.

Há muito o que falar sobre BSC e seus benefícios para organização, mas o mais importante é saber que toda a organização precisa ter conhecimento claro da estratégia traçada e dos objetivos a serem alcançados. Isso faz com que cada área se envolva ao plano empresarial e que todos possam falar a mesma língua com bases sustentáveis.

[Crédito da Imagem: Alinhamento Estratégico – ShutterStock]

Artigo publicado originalmente em www.rodolfovilasboas.com.br

Autor

Sou pós-graduado em gerenciamento de projetos, certificado PMP, além de ser voluntário em projetos do PMI e organizador de cursos e eventos de gerenciamento de projetos. Com passagens por grandes empresas do país, hoje atuo como Gerente de Projetos em uma instituição financeira.

Rodolfo Vilas Bôas

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes