TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Cultura organizacional: como comunicar valores à equipe

publicado por Priscila Stuani

“ É só com funcionário motivado e engajado que se vai gerar um cliente satisfeito. “
Fábio Barbosa

Cultura organizacional: como comunicar valores à equipeSegundo Peter Drucker, “as únicas coisas que evoluem por si mesmas, em uma organização, são a desordem, o atrito e o mau desempenho.” Pensando nisso, é necessário que exista uma cultura organizacional para mitigar esses riscos, que estão mais para fatos.

Não importa se você é um gerente de projetos, líder técnico, analista ou trainee. Todos nós temos um recurso a nossa disposição para promover a integração de valores entre os profissionais  e isso contribui para fortalecer uma cultura organizacional. Essa ferramenta se chama comunicação.

Ditar regras, criar manuais, políticas internas e normas não é o suficiente. Isso só distancia as pessoas, criando abismos entre elas, o que  impacta negativamente na relação entre o profissional e a empresa.

Para criar uma consciência de grupo, comunicar valores e criar uma cultura organizacional é necessário realizar um trabalho dia-a-dia.

É fundamental ser claro para evitar um mal entendido.  Para isso, precisamos nos atentar a três itens importantes:

  • O que precisa ser feito;
  • Quem precisa fazer o que;
  • Como deve ser feito;

Sem a clareza, todos os esforços serão fadados ao fracasso.

Agora, aprofundando sobre o que seria a clareza no que se refere a comunicação de valores para a equipe,  precisamos entender que ter um propósito serve para motivar as pessoas. Consequentemente, as pessoas precisam saber para onde vão,  qual será o resultado do seu trabalho. Uma vez esclarecida qual o papel que cada um precisa desempenhar para atingir o objetivo pré-estabelecido, podemos fazer o acompanhamento das ações. E para isso, é necessário estabelecer métricas para acompanhamento dos resultados. É necessário apresentar à organização o que, porque e quem está sendo medido. Isso contribui para que cada um saiba onde investir seus esforços.

[Crédito da imagem: Cultura Organizacional – ShutterStock]

Autor

mpulsionadora de negócios, instrutora no Alura Cursos Online, facilitadora do aprendizado emergente e uma social media completamente apaixonada pelo poder do bom conteúdo. Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, se tornou facilitadora do aprendizado, fazendo a interface entre o aluno e a teoria/prática. Focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais. Fazer parte de um projeto desafiador me motiva e me impulsiona a entregar o meu melhor.

Priscila Stuani

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes