Mercado

Ξ 1 comentário

Briga entre Android e iOS mostra vantagem para o Google

publicado por Daniele Silva

Já faz um tempinho que vemos uma guerra entre duas das maiores empresas do mundo para dominar a área de tecnologia. Google e Apple são muito competitivas quando falamos de lançamentos e inovações para seus consumidores. Quem ganha, claro, é cada um de nós que temos cada vez mais novidades disponíveis no mercado.

Desde que começou a crescer com o iPhone, a Apple saiu na frente na disputa, obrigando o Google a correr atrás e entrar no mercado de smartphones. Vimos, a partir daí, uma briga boa entre os sistemas iOS (Apple) e Android (Google).

Android vs IOS

Android vs IOS

Claro que cada um tem suas preferências, mas, em termos de mercado, se pudermos apontar um vencedor nessa disputa ele seria o Google. Isso porque o Android é hoje um sistema mais aberto, presente em diversos aparelhos e não apenas exclusivo como é o iOS – criação da Apple apenas para seus produtos como iPhone, iPad, Macbooks e iMacs.

De acordo com a consultoria IDC, o Android tem hoje 80% do mercado de smartphones. A pesquisa comparou o terceiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano passado e o sistema do Google alcançou 187,4 milhões de aparelhos no mundo contra 31,2 milhões de smartphones com iOS.

Outro indício da vitória momentânea do Google foi o resultado surpreendente da pesquisa feita pelo órgão ABI Research, que aponta o Android em primeiro lugar nos tablets dos consumidores. A pesquisa não trouxe dados numéricos, mas afirma que o sistema ultrapassou o Android pela primeira vez na briga do segmento.

Apesar de ser líder de marcado, o Android ainda apresenta algumas desvantagens com relação ao seu concorrente. Por optar por atingir camadas mais populares, em aparelhos com menos recursos e incentivar a criação livre de aplicativos, o sistema sofre com constantes problemas de segurança. Desenvolvedores mal intencionados hospedam aplicativos com vírus, que infectam e roubam dados seguros dos smartphones.

Portanto, mantenha sempre um antivírus atualizado em seu celular Android para evitar problemas (no Google você acha várias opções de antivírus gratuitos, como esse no link). Evite também baixar programas duvidosos na loja Google Play. Antes de efetuar um download analise as recomendações e críticas dos demais usuários. Pense sempre na segurança de suas informações.

Autor

Daniele Silva, 23 anos, escritora, fanática por artes plásticas e tecnologia. Para encontrá-la é fácil, basta ir no MASP, feirinhas hippies de SP ou qualquer evento geek.

Daniele Silva

Comentários

1 Comment

  • Muito bom o post, sempre acreditei na capacidade do Google e acho difícil alguma empresa bater essa gigante.

    A filosofia do Google é prover serviços gratuitos de excelente qualidade e o seu ganha pão é publicidade,marketing e venda de informação.

    O Google é uma empresa poderosa que dificilmente qualquer outra grande Empresa de mentalidade fechada vai conseguir bater.

    E cada vez mais seus produtos estão espalhados pelo mundo, hoje em dia qualquer coisa que o Google faça é sinônimo de qualidade e ela tem se despontado em tudo que faz desde browser até app nas nuvens.

    Talvez o único setor que ela ainda não tenha dominado é o de CRM, ERP e deve ser simplesmente porque ela não tem interesse.

    A microsoft vem bem forte nessa área.

    Para nós essa notícia tem dois lados positivos e dois negativos para ambas as empresas.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes