Cloud Computing

Ξ 5 comentários

Três pontos importantes que você precisa saber sobre a nuvem

publicado por Rafael Suguihara

Três pontos importantes que você precisa saber sobre a nuvemEstá muito claro que a computação em nuvem é o futuro da computação. Há literaturas, palestrantes e até evangelistas, que dizem que em 2020, a computação em nuvem vai se chamar apenas computação. E tudo o que vivemos até hoje será visto como hoje vemos máquinas de cartão perfurado e computadores a válvula  entre outros saudosismos.

O que hoje está faltando aos potenciais consumidores de computação em nuvem é a idéia não do quando e sim como e com qual intensidade esse novo modelo será adotado.

Em reuniões de negócios, conversas entre amigos e até em bate papos informais, sou questionado sobre alguns fatores da computação em nuvem e vou dividi-los em três tópicos:

1 – Já que é tudo “na nuvem” qualquer pessoa pode ter acesso aos meus dados?

Essa é a pergunta campeã entre todos a quem ofereço ou falo sobre a tecnologia. Em tese é até compreensível, ainda mais com a enxurrada de reportagens sobre espionagem que tomou os noticiários.

O que eu digo a todos é: onde você guarda o seu dinheiro? Acredito que 99% das pessoas vão me dizer que é no banco. Aí vem minha segunda pergunta: Qualquer pessoa pode ver o que você tem no banco? Uso essa analogia para mostrar que não guardamos mais o dinheiro embaixo do colchão como nossos avós, e da mesma maneira acredito que não devemos guardar nossos dados mais importantes “em casa”.

Além disso, a nuvem quando bem configurada e utilizando as melhores práticas de segurança não representa riscos a suas informações.

2- Por que pagar por hora se posso comprar um servidor e deixar na minha empresa?

Imagine que você compra um servidor hoje pensando em estabilidade por uns três anos. Será uma despesa alta, onde será necessário ter um ambiente específico, com ar condicionado, prevenção de falha de energia, um técnico local para gerenciar tudo isso. Depois de tudo isso, vamos esperar “encher” o servidor de informações  e tentar diluir o investimento em três anos. E se a demanda aumentar? E se eu tiver uma filial que necessita dos mesmos recursos? Tenho que contratar um técnico para construir uma VPN, e quanto tempo isso leva? E se a minha demanda for sazonal? Vou ficar com um elefante branco no meu escritório? Sem contar a segurança. E se eu for roubado?

Sempre fazemos analogias para explicar da maneira mais simples ao interessado: Por que construir uma hidrelétrica para utilizar apenas uma fração mínima de energia?

3-Se eu migrar meus dados antigos para a nuvem, eu não os perderei?

Nosso parceiro de computação em nuvem hoje garante durabilidade de dados de 99,99999999999%. É um bocado de “9”. Hoje quando armazenamos dados antigos, temos uma série de problemas. Mídias podem embolorar, podem ser mal manuseadas, e discos podem ter problemas mecânicos ou mesmo eletrônicos. Dados de mais de dez anos, eu não confiaria nesse tipo de mídia. Há ainda o fator humano, que em algum momento pode falhar e apagar acidentalmente as informações. Eu sempre pergunto pros clientes se eles acreditam que a internet vai acabar. Todos me dizem a mesma coisa: “não”. Sem dúvida, o meio mais rápido e confiável de armazenamento hoje é a nuvem.

Não importa qual o tamanho ou segmento do seu negócio, se necessita da nuvem para armazenar fotos, vídeos, documentos ou processar sequências de DNA.

A migração deve ser cautelosa e muito bem arquitetada para evitar surpresas desagradáveis, por isso a escolha do parceiro deve muito bem avaliada para evitar surpresas desagradáveis.

[Crédito da Imagem: Cloud Computing – ShutterStock]

Autor

Rafael Suguihara é arquiteto de soluções na Done TI. Atua na área de TI há 15 anos sendo que os últimos três anos vive e respira a nuvem dos mais diversos players. Participou de projetos de implantação e coordenação liderando equipes técnicas. Entusiasta de novas tecnologias dividindo-se entre São Paulo e Porto Alegre.

Rafael Suguihara

Comentários

5 Comments

  • Excelente Material. Realmente nuvem será o futuro, ou melhor, é o futuro que já chegou. Hoje o mercado carece de materiais como este!

    Excelente!

  • Excelente texto Rafael!!

    Estou fazendo TCC sobre Segurança em Cloud Computing e este texto tem bastante relação com meu trabalho!!

    As analogias que voce usou são bem interessantes!!

    Parabéns pelo texto!!

    • Obrigado Alexandre!

      Se puder, envie uma cópia do seu TCC em meu email para que eu possa ler! Um grande abraço!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes