Em nosso último texto falamos que devemos iniciar as ações para a Qualidade em TI pelo pior, começar de trás para frente, pelas falhas, pela Prevenção de Falhas em Software.
Prevenção de Falhas em Software é o processo que estabelece os mecanismos para evitar a falha em produção. Tem como principal objetivo garantir que, uma vez identificadas e endereçadas, as falhas em software não voltem a ocorrer.
Identificar e corrigir defeitos acrescenta muito aos custos de desenvolvimento e manutenção de software. Isto inclui os custos de teste, de correção, da insatisfação de usuários, das garantias e do atendimento. Não contando aí, como já falamos anteriormente, os custos imensuráveis da perda de reputação da organização no mercado.
Outro importante fator, além das economias de custo e esforço na institucionalização da Prevenção de Falhas, é implantar o foco contínuo de melhoria de processos.
A Prevenção de Falhas não é feita por uma ou outra pessoa esporadicamente. Todos os colaboradores da organização devem estar envolvidos e conscientes de sua importância. É instrutivo fazer com que as pessoas pensem em seus problemas como se fossem altamente críticos.
Como o uso de software está cada vez mais presente nos serviços e nos produtos, mais a qualidade destes é determinada pela qualidade dos softwares. E falhas em softwares podem se tornar catastróficas para a sociedade.
Para implantar a Prevenção de Falhas, assim como qualquer outro programa de qualidade, há que se iniciar pelo “Compromisso pela Qualidade” por parte da alta direção da organização. Enquanto este nível retardar ou redirecionar projetos para atingir outras metas, não haverá comprometimento na implantação do programa de qualidade. Este aspecto, assegurar qualidade, deve ser reforçado até que as pessoas acreditem na sua importância.
Um item chave é designar o processo de Prevenção de Falhas para um time. Time este formado por profissionais de diferentes áreas, Quality Assurance, Gestão de Serviços, Gerência de Configuração e Especialistas em Metodologias. As responsabilidades deste time devem ser:
O processo de Prevenção de Falhas é contínuo. A cada instante foca a prevenção das falhas mais relevantes remanescentes. Depois de implantado, o processo segue seu ciclo.
Os passos para a implantação de um programa de Prevenção de Falhas são:
Em todos estes passos, os engenheiros de software devem estar envolvidos, nas reuniões de identificação das falhas relevantes remanescentes e análise destas, assim como no processo de prevenção. As pessoas devem receber retorno deste tipo de ação.
O Processo de Prevenção de Falhas é uma mudança complexa no processo de software que irá transformar as organizações.
Como iniciar um Processo de Prevenção de Falhas é o tema do próximo texto: Qualidade em TI – Aprendendo com as falhas.
[Crédito da Imagem: Qualidade – ShutterStock]
You must be logged in to post a comment.