Carreira

Ξ Deixe um comentário

O inglês pode ser o divisor de águas em sua carreira

publicado por Augusto Vespermann

O inglês pode ser o divisor de águas em sua carreiraLendo algumas matérias sobre crescimento profissional me deparo com:

Brasileiros não sabem falar inglês: apenas 5% dominam o idioma  – O Globo

Profissionais sem habilidades com o idioma correm mais riscos de perder posições nos segmentos de petróleo e gás, naval e industrial, de marketing, TI e finanças, de acordo com Jorge Martins, diretor da consultoria Robert Half.

Fluência em inglês ainda é barreira para muitos profissionais brasileiros – G1

Uma pesquisa revelou que a diferença salarial para quem tem inglês pode chegar a quase 64% para um cargo de supervisão, por exemplo. Só que no Brasil, apenas 8% da classe A/B falam inglês fluentemente.

Profissionais brasileiros têm um dos piores níveis de inglês do mundo  – Valor Econômico

Os profissionais brasileiros têm um dos piores níveis de inglês do mundo, segundo um estudo da GlobalEnglish que mediu a habilidade com o idioma de mais de 200 mil funcionários de empresas nacionais e multinacionais ao redor do mundo que não têm o inglês como língua materna.

Analisando somente a área de tecnologia posso dizer que isto é muito grave visto que os melhores livros e fóruns técnicos além dos maiores eventos do mundo na área são neste idioma. Quantas vezes nos vemos em uma saia justa por falta de fluência nesta língua?

Grande parte das empresas de TI, muitas vezes, contratam um profissional com conhecimento inferior mas que é fluente em inglês em detrimento de um mais qualificado sem a fluência necessária, ou seja, todas aquelas certificações que tiramos talvez não sejam suficientes para garantir a vaga para a qual nos preparamos. Isto é um sinal de alerta pois sabemos como foi difícil e quanto tempo estudamos para isto.

Nós, que já estamos no mercado de trabalho, temos uma certa urgência de correr atrás do prejuízo. Sabemos que não dá para passar anos em uma escola regular para suprir uma necessidade imediata.

Diante disto, acredito que a melhor forma de solucionar este gap no currículo, é fazer um intercâmbio pois este é o caminho mais curto e eficaz para se tornar proficiente na língua estrangeira. Existem várias modalidades oferecidas por empresas especializadas em intercâmbios, como por exemplo Kaplan intercâmbio. Um mês de intercâmbio equivale a vários meses de estudos em cursos tradicionais. Esta modalidade de aprendizado de idiomas melhora a fluência e o vocabulário além de nos colocar em contato com a cultura de outro país.

Um intercambista mergulha em um novo cotidiano onde as atividades do dia-a-dia como pegar ônibus, comprar comida, pedir informações são enriquecedoras. As coisas que fazemos hoje com naturalidade se tornam uma grande oportunidade de aprendizado. Estar em contato com pessoas de onde estamos visitando e de vários outros países, além de possibilitar um grande crescimento pessoal, pode abrir portas para o mercado de trabalho internacional. Afinal, como sabemos, a carência de profissionais na área de TI não é uma característica só do Brasil.

Temos a possibilidade de aprender inglês estudando em uma escola em outro país onde também temos a oportunidade de trabalhar, algo que pode ser bem interessante para bancar os estudos.  Alguns profissionais aproveitam a estada no exterior para o curso de inglês para fazer também um curso de extensão profissional tal como um MBA.

Uma boa dica é aproveitar suas férias para investir em um intercâmbio. Além de fazer muito bem para sua carreira, vai te proporcionar lazer, cultura e que sabe um novo emprego ou uma promoção…

Go ahead!!!

Autor

Augusto Vespermann é fundador do Portal TI Especialistas, além de fundador e moderador de uma das maiores comunidades de tecnologia do LinkedIn, o TI Especialistas Brasil, com aproximadamente 85.000 membros. Tem experiência de 16 anos na análise desenvolvimento de sistemas web em várias linguagens de programação. Aficcionado por tecnologia e sempre atento às novidades do mercado. Twitter: @augustosvm LinkedIn: Augusto Vespermann

Augusto Vespermann

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes