Tecnologia

Ξ 4 comentários

Um mercado poderoso em ascensão

publicado por Danilo Marcus

Mercado de dispositivos moveisComo não falar em mobilidade nos dias atuais? O uso das tecnologias móveis se tornou tão natural e necessário que trouxe seu foco para novos entusiastas, empreendedores e principalmente para grandes empresas como Google e Facebook além de outras gigantes da tecnologia.

No Brasil por exemplo, em 2010 a quantidade de celulares ativos já superava o número de habitantes e em 2013 segundo o IBGE o uso pessoal dos aparelhos havia crescido 107,2% e o uso da Internet 143,8%. Tudo isso corrobora a ideia de um poderoso mercado que atrai cada vez mais novos usuários e investidores. Grandes empresas como o Facebook anunciaram que grande parte das receitas vieram dos telefones. O Google também aposta no potencial que tem esse mercado.

Quando se aborda um tema abrangente como esse é comum surgirem dúvidas sobre o futuro dessa tecnologia, dos seus softwares, as melhorias que virão e quais benefícios terão. Contudo o mercado de dispositivos movéis não ficará apenas em smartphones e tablets, mas atingirá novos ares onde é possível imaginar acessórios como relógios, roupas e uma infinidade de equipamentos e dispositivos de pequeno porte que serão integrados à tecnologia e de alguma forma vão trazer muitos benefícios.

Um tema bastante abordado agora é a Internet das coisas ou como chama a cisco, Internet of Everything (IoE). Praticamente 99% das coisas que podem estar conectadas na Internet ainda não estão conectadas e isso ainda é um desafio para empresas que são responsáveis por grandes inovações tecnológicas. Imagine ter sua casa totalmente conectada e tudo isso sendo acessado pelo seu smartphone. Você pode saber o que tem na geladeira, e se for notificado sobre a falta de algum item, poderá ir ao mercado e comprá-lo antes de ir para casa. Como isso pode ser possível sem o uso destes aparelhos móveis? A Internet de todas as coisas com certeza fará uso dessa tecnologia para sua integração e interação. Várias empresas vão investir na plataforma móvel, tanto em hardware quanto em software.

Observe como tem sido a evolução do hardware onde empresas como Samsung e Apple competem acirradamente pela grande fatia desse mercado promissor. Os novos smartphones são tão incríveis que facilmente superam a capacidade de processamentos de muitos computadores de poucos anos atrás. Quem não já ouviu falar do Google Glass? Os óculos do Google que atende a comando de voz, acessa mapas e tem muitas funções multimídia como fotos, vídeo e áudio. Ainda nesse contexto, as tecnologias vestíveis, que também são móveis, farão parte desse quadro de evolução, mas  por enquanto ainda há muito que explorar, inovar e criar.

Recentemente ouviu-se uma notícia, que pode ser conferida no site da Info, sobre a saída de uma figura importante do Google, especificamente da parte do Android, o vice-presidente Hugo Barra que encerra sua carreira na gigante de tecnologia para aventurar-se em uma empresa chinesa chamada de Xiaomi. Esta empresa está no mercado de fabricação de smartphones desde 2010 e tem o apelido de “Apple do Oriente” devido ao seu CEO Lei Jun ter feito Steve Jobs como sua principal referência.

O que essa empresa Xiaomi pretende, e não apenas ela? De fato expandir seu mercado e alcançar uma nova fatia. A contratação de Hugo Barra é um ponto forte para contribuir para este crescimento, afinal a empresa ambiciona não ficar apenas no mercado asiático. Por fim todos os usuários vão acompanhar esta evolução e tentar se encaixar, e é claro que uns mais engajados verão mais de perto toda essa mudança que promete revolucionar ainda mais a comunicação. Os próximos passos para este mercado emergente de tecnologia móvel ainda não estão claros, mas com certeza haverá muito investimento, inovação e oportunidade para profissionais capacitados.

Autor

Atua como Monitor Presencial de Curso Superior da UMESP. Professor de TI em Curso Técnico de Computação. Web Developer com PHP e MySQL. Apaixonado por Tecnologia. Pesquisador e Estudante. Formado em SI, pós-graduado em Redes de Comunicação e mestrando em Engenharia Elétrica.

Danilo Marcus

Comentários

4 Comments

  • O artigo mostra de maneira abrangente e clara, o quanto o mercado está avançando na área da tecnologia móvel. Sem dúvida é um artigo informativo que nos faz ficar de olho ” no avanço dos empreendimentos nesta área, e o quanto iremos ganhar de tempo , quando pudermos estar totalmente conectados com tudo o que está ao nosso redor, naturalmente.

    • Obrigado pelo comentário! É verdade, o mercado está em chamas e seremos beneficiados com muitas coisas.

  • Parabéns pelo artigo. Com isso as oportunidades são infinitas, todos podem sair lucrando, não apenas as grandes.

    • Obrigado meu amigo! Com certeza é um mercado de muitas surpresas. Abraço!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes