Carreira

Ξ Deixe um comentário

Carreiras Cisco

publicado por Marcelo Arthur Souza

Similar à Microsoft, Linux, Oracle e demais a Cisco tem uma gama de carreiras (Voice, Segurança, Datacenter, Wireless entre outras…) em comum e há boas possibilidades para seguir uma sólida carreira.

Atualmente em termos de aprendizado há um farto material e alguns cursos online gratuitos na internet, além de empresas de treinamento (sendo que não é imperativo a necessidade de frequentar um curso presencial para ter pleno entendimento do assunto).

Cada área da Cisco possui um determinado certificado que atesta o nível de experiência em determinados produtos e tecnologias, desnecessário dizer que tais certificados contam muitos pontos e muitas vezes são decisivos numa disputa por um lugar no mercado de trabalho.

A Certificação não gira em torno somente de equipamentos (hardware), mas sim em um conceito geral de protocolos e tecnologias, onde aproximadamente 60 % do currículo é baseado nos princípios e fundamentos de redes.

De todas os segmentos a opção de muitos é iniciar na área estudando a parte de roteadores e switches, devido ao fato de haver um farto material na internet, fóruns de discussões, aulas no youtube além de cursos online a preços módicos. Os cursos presenciais oferecem a oportunidade de ficar frente a frente com uma estação completa com switches e roteadores para a prática de atividades, além de bons livros versados em português além do NetAcademy o curso oficial para certificação criado pela própria Cisco.

Com tudo isso o mercado Cisco pode ser uma boa opção de ingresso, pois as opções de especialização são muitas e atualmente existe um bom campo de trabalho, o custo benefício para investimento na carreira e condizente com o retorno depois de empregado na área,  os conceitos  que se aprendem podem ser utilizados mesmo em tecnologias diferentes.

Como notícias boas, há um vasto material de estudo, fórum e etc… a parte de roteadores e switches a princípio pode parecer complicado, envolve trabalhar com cálculos para determinar um endereço de ip, e para tirar um certificado vai exigir uma certa dedicação, porém com retorno financeiro muito bom para os analistas que se certificam.

Indo para os “pequenos detalhes”, pode ser considerado pouco a quantidade de material  que está em português, porém  o restante da literatura, tutoriais e tudo mais que imaginar sobre este tema além dos simuladores do exame  estão em inglês , assim como os materiais para um nível mais avançado de certificação e demais carreiras (voice, wireless e segurança) ou seja, se você ainda não tem um inglês que pelo menos ajude a ler uma  literatura técnica, você vai ter que correr atrás de um curso (há milhares de cursos de inglês online gratuitos e muito bons).

Pode parecer dispendioso, mas áreas como segurança e wireless tem uma carência grande de profissionais e muitas vagas no mercado.

Este assunto é extenso e não teria como esgotar apenas neste post, então nos próximos posts irei falar um pouco mais sobre material, carreiras, certificações que podem ser adquiridas e como adquiri-las estudando sozinho além de dicas de  mini cursos grátis.

Até o próximo post

Autor

Analista de Redes , CCNA R&$ , MCP, formado em Ciências da Computação na Faculdades Associadas de São Paulo

Marcelo Arthur Souza

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes