As redes sociais da internet são uma realidade irreversível. Contudo, quando falamos do uso feito pelas empresas, esse tema ainda gera muitas dúvidas e medos. Vamos conversar um pouco sobre essa relação entre empresas e as redes sociais e alguns de seus principais desafios.
O principal receio das empresas ao falar de redes sociais da internet é ingressar nessas novas mídias e ser rechaçada de maneira exponencial por alguns usuários. Esse realmente é um risco real, não há dúvidas. Porém, o outro lado da moeda, que é o ato de não participar ativamente causa uma desertificação da marca da empresa em um dos meios que mais agrega pessoas no mundo atualmente: as redes sociais.
O desafio, portanto, é decidir quando, como e por onde ingressar ativamente nesse mundo de redes sociais. É fato que a presença passiva das empresas na internet já ocorre, mesmo que a empresa não queira. São os usuários que levam para os meios online angústias, crises e felicidades com determinadas marcas. Assim, caso a empresa não esteja atenta às manifestações, tanto uma crise quanto uma oportunidade de alavancar os negócios podem passar sem o mínimo de preparação da empresa.
Existem três áreas de grande preocupação quando falamos de mídias sociais nas empresas:
Para cada área de preocupação, as empresas precisam firmar planejamento de ações e expectativas. Mexer com mídias sociais dentre de empresas demanda um revisão dos processos não só de marketing, mas também de formação humana (de funcionários, gestores e clientes) e até de base jurídica, para casos indissolúveis que só o direito digital e o código civil poderiam resolver. Se você pretende planejar seu ingresso nas mídias sociais ou melhoras suas atuações, vale a pena parar para pensar se você e sua empresa estão preparados.
You must be logged in to post a comment.