Direito & Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

A importância dos Termos de Uso e da Política de Privacidade de seu site ou aplicativo

publicado por Luiza Rezende
O tema de hoje são os Termos de Uso e a Política de Privacidade do site e/ou aplicativo de sua empresa.
Mesmo que o core business da sua empresa não seja online (como um e-commerce ou um aplicativo de reviews de hotéis), provavelmente você terá a sua vitrine online, que será o site e/ou aplicativo; este que, para evitar problemas maiores no futuro, deverá serpropriamente protegido.
A primeira e mais básica forma de proteger de riscos jurídicos seu site ou aplicativo é elaborando o Termo de Uso e a Política de Privacidade. Esses dois documentos podem estar consolidados em um único arquivo/link, ou em arquivos/links separados, para salientar cada um dos temas que tratam.
Termos de uso: esse documento é uma descrição do seu site ou aplicativo, informando ao usuário do que se trata, a que empresa pertence e descrevendo as nomenclaturas/definições dos itens essenciais nele presentes e informando as “regras internas” que deverão ser respeitadas por usuários durante o uso do site ou aplicativo. Itens como a proibição de postagens ofensivas e imorais, a vedação da reprodução de informações por pessoas não detentoras do direito autoral respectivo são exemplos de informações que este documento pode conter.
A correta configuração de um Termo de Uso, de modo que este seja o mais eficaz possível na proteção de riscos jurídicos, deverá ser planejada por um advogado especializado, que irá identificar, dependendo do core business da empresa e da forma como está organizado o site ou aplicativo, que informações deverão estar presentes nele.
Política de Privacidade: esse documento trata principalmente da privacidade dos dados de usuários e outras infomações presentes no banco de dados do site ou aplicativo. Aqui a empresa deve informar como são utilizadas as informações inseridas por usuários (dados de cadastro, itens postados, mensagens armazenadas etc), por exemplo, se estas serão compartilhadas com sites/empresas parceiras ou utilizadas para pesquisas para melhorar o desempenho do site/aplicativo.
Novamente, a correta configuração de um documento de política de privacidade, de modo que esta seja o mais eficaz possível na proteção de riscos jurídicos, deverá ser planejada por um advogado especializado, que irá identificar, dependendo do core business da empresa e da forma como está organizado o site ou aplicativo, que informações deverão estar presentes nela.
Esses dois documentos são o primeiro passo na proteção jurídica do site e/ou aplicativo de sua empresa. Com eles ficará claro e explícito ao usuário e a terceiros que tipos de condutas são permitidas e proibidas no ambiente do site ou aplicativo, como a empresa se responsabilizará e quais providências serão tomadas em relação aos eventos que ocorrerem.
Neles a empresa também pode externalizar, por exemplo, sua intenção de compartilhar alguns dados com sites parceiros, para que o usuário esteja ciente desde o início de que ele só deve utilizar o site ou aplicativo se ele estiver de acordo com referido compartilhamento.
A ausência desses esclarecimentos e “regras” presentes nesses documentos pode causar mal-entendidos que firam direitos de usuários ou de terceiros ou, ainda, que dificultem a defesa da empresa em um processo contra um usuário suspeito de ter cometido fraude, por exemplo.
O empreendedor e o empresário devem estar atentos e não deixar de consultar um advogado especializado para saber a melhor maneira de proteger juridicamente a vitrine online de sua empresa.
Espero que a informação tenha sido útil a vocês. Sintam-se à vontade para entrar em contato e compartilhar suas dúvidas e comentários.
Um abraço,
Leia o artigo original em: www.startupblogbrazil.com

Autor

Formada pela Universidade de São Paulo, é sócia da SRC Advogados, escritório de advocacia brasileiro especializado em Startups, Empresas de Tecnologia e Direito Empresarial. Fluente em seis línguas, adora viajar e escreve periodicamente em seu blog Startup Blog Brazil. Como Business Advisor ela auxilia empresários a serem mais eficientes e como Startup Expert ajuda empreendedores a elaborarem e implementarem sua estratégia. Contato: luiza@startupblogbrazil.com.

Luiza Rezende

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes