Carreira

Ξ 7 comentários

A importância da leitura para o desenvolvimento pessoal

publicado por Eduardo Ramos

Certa vez na sala de aula um professor falou: “Se você não gosta de ler, não vai chegar muito longe.” Isso é verdade pura. Mas por que ler é tão importante?! Eu diria que é importante para, além da comunicação oral e escrita, para a evolução pessoal. Ler nos posiciona em relação a diversos assuntos e a visão do mundo também é modificada.

O mercado, principalmente, o de tecnologia, vive em constante mutação. Os produtos, as pessoas, as ideias se transformam. Com isso, se faz necessário sempre estar com a cabeça aberta para novas ideias e novos pensamentos. Claro, sempre respeitando nossos valores.A leitura é o caminho mais rápido para o conhecimento e o sucesso de um profissional. Em TI, o texto escrito é predominante na transmissão de informação.  Para que isso aconteça, não podemos deixar que determinados termos controlem nossa cabeça, como: “Ai que preguiça”, “Estou sem tempo”, “Começo depois”. Todos, a meu ver, são sabotadores do conhecimento.

Sempre, embora não visualizemos, nas universidades, nas faculdades, nas reuniões com clientes, conversas de “happy hour”, apresentações e diálogos no trabalho,  nosso conteúdo pessoal é posto a prova. Seja futebol, política, novas tecnologias, novidade do momento na web, a matéria mais falada , enfim, tudo isso passa pelo interesse e iniciação de alguma leitura, ou seja, somos reflexos do conteúdo que adquirimos, e vamos concordar em um ponto “conteúdo é tudo, mas nem tudo é conteúdo”. Os meios de comunicação transbordam de informações e temos que filtrar o que nos interessa, da mesma forma que devemos estar atualizados com o que acontece em nossa volta para não sermos manipulados por qualquer informação, e até mesmo ficar “voando” em algum grupo de conversa.

Novas ações geram novos resultados.Temos sempre que estudar novas tecnologias, novidades do mercado. Não ao ponto de saber tudo sobre o assunto, mas o bastante para conversar ou até mesmo informar algum amigo sobre tal. Quem nunca se deparou com este pensamento: “ele esta falando de algo que não sei, ouvi falar, mas não me interessei sobre o assunto”, por isso a importância da leitura em nossas vidas. No momento em que escrevia este texto olhei para minha pequena biblioteca que tem diferentes autores (Carmine Gallo, Walter Isaacson, J.R.R. Tolkien, Chico Buarque, etc.) e títulos (a Cabeça de Steve Jobs, Estratégia do Oceano Azul, Gestão Estratégica, A Profunda Simplicidade, etc.), Enfim, conteúdos dos mais variados, que enriquecem meu vocabulário, expectativas e por que não dizer valores pessoais. Conteúdos hoje jorram de várias fontes, a informação está aí! Batendo na sua porta! Temos apenas que filtrar o que nos interessa e o que soma ao nosso conteúdo particular, conteúdo esse que nos molda ao mercado de trabalho e à escrita profissional.

Há uma frase de Peter Drucker que me motivou a escrever este texto, “o conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país, os portadores deste recurso são as pessoas”, ou seja, VOCÊ que é dono do seu destino e de suas escolhas! Por isso, esteja sempre se atualizando e fazendo leitura de algo que lhe empolgue, faça vibrar e de forma natural sua comunicação se tornará melhor. Afinal a leitura é um importante recurso para aperfeiçoamento pessoal e profissional!

Autor

Eduardo Ramos Cursa redes de computadores e tem por formação inicial o curso de Técnico em Microcomputadores, teve a feliz experiência de ministrar aulas de Office e Inclusão digital com jovens de 8 a 18 anos e ser responsável pela infraestrutura de uma organização não governamental, exerceu essa atividade até surgir a oportunidade de trabalhar numa empresa multinacional como estagiário da Equipe de Infraestrutura T.I , cresceu no cargo e se tornou analista de Negócios na mesma, com conhecimentos em gestão de Processos, Gestão de documentos e Implantação de ERP , se destaca pela facilidade em fazer novos amigos e ser flexível as mudanças que o dia-a-dia apresenta.Tenta sempre dá novas respostas para questões antigas e respostas adequadas para novas questões.

Eduardo Ramos

Comentários

7 Comments

  • Excelente Texto Eduardo!!! Sou defensor também de que o profissional não deve só ler assuntos a qual é especialista ou de sua formação. Deve buscar leituras de áreas diferentes da sua. Isso faz ampliar os seus horizontes e utilizar de ideias, pensamentos e práticas no seu dia-a-dia. Isso sempre me faz lembrar de um professor de física da universidade que na sua formação de engenharia, tinha aulas de filosofia e isso fazia abrir a sua mente para coisas novas. Isso é verdade, os grandes pensadores, filósofos, matemático em sua grande maioria tinham uma forma diversificada. Parabéns pelo artigo.

    • Muito Obrigado Wesley, ótima opinião.grande abraço!

  • Muito bom, parabéns!!!!

  • É verdade. Hoje a leitura constante e variada, independentemente da área de atuação profissional, deve ser a regra e não a exceção. E quando nos referimos a área de TI, a necessidade de criarmos hábitos para a leitura torna-se ainda maior.

  • Complementando, lembrei de um texto que li neste blog esta semana
    5 dicas para aprender de verdade lendo blogs http://rbtech.info/5-dicas-para-aprender-de-verdade-lendo-blogs/?goback=.gde_960897_member_254574757

    Destaco a seguinte parte, na qual eu concordo plenamente, pq já fiz o teste

    Ao ler uma única vez, cerca de 20% do conteúdo é assimilado, porém, lendo uma segunda vez este percentual pode chegar a 80% ou mais.

    Duvida? Então lhe proponho um desafio:

    Escolha um livro e leia-o uma vez.
    Cinco dias após ter terminado de ler, escreva tudo que você lembrar sobre o livro.
    Agora leia novamente o livro.
    Cinco dias após ter lido novamente anote tudo que lembrar sobre o livro.
    Agora compare as suas duas anotações e me diga como foi.

  • Só uma correção, o autor da frase o conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país, os portadores deste recurso são as pessoas” é Peter Burke.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes