TI Corporativa

Ξ 1 comentário

Diferenças entre CAPEX e OPEX

publicado por Márcio Pulcinelli

Neste pequeno artigo, apresentarei alguns conceitos fundamentais sobre CAPEX (CAPital EXpenditure) e OPEX (OPerational EXpenditure).

OPEX

OPEX faz referência às despesas operacionais, aos custos ou aos dispêndios operacionais. Eles significam os custos contínuos incorridos-por um produto, uma empresa ou um projeto.

Sua contrapartida, ou seja, despesas com capital (CAPEX) são os custos incorridos para o desenvolvimento ou fornecimento de componentes não consumíveis de um produto ou sistema.

Por exemplo, a aquisição de um equipamento envolve CAPEX, enquanto os custos de manutenção representam OPEX.

Para sistemas mais abrangentes, como empresas, OPEX pode também incluir o custo da mão de obra e as despesas com as instalações, tais como aluguel e serviços básicos.

No caso das empresas, uma despesa operacional é uma despesa do dia a dia, tal como vendas e administração.

Sendo assim, trata-se do quanto a empresa despende para transformar seu inventário em vendas.

Tendo como exemplo de um balancete, as despesas operacionais representam a soma das despesas operacionais de uma empresa ao longo de determinado período de tempo, tal como um mês, um semestre ou ano.

É importante ressaltar que parte do sucesso de um projeto se refere à previsão desses custos e sua efetivação durante a realização do projeto. O CAPEX são dispêndios que geram benefícios futuros.

Esse tipo de despesa é incorrido sempre que um projeto adquire ativos fixos ou agrega valor a um ativo fixo já existente, o qual possui uma vida útil expandida além do ano fiscal. O CAPEX é um conceito usado por uma empresa para adquirir ou para introduzir melhorias em ativos físicos, como, por exemplo, equipamentos,

propriedades ou instalações.

Em contabilidade, uma despesa com ativo fixo é adicionada a uma conta de ativos (capitalizada), aumentando o valor dos ativos da organização.

Trocando em miudos, no ambiente de projetos, CAPEX representa os dispêndios com o capital investido a exemplo da construção de instalações de armazenagem, de aquisições de máquinas ou de ampliação das vias de acesso ao local onde se desenvolve o projeto.

Perceba que o CAPEX e o OPEX têm diferentes impactos em projetos, pois a maior parte das despesas de capital é fixa e seu impacto financeiro em um projeto é sentido imediatamente.

De forma análoga, as despesas operacionais são incorridas ao longo de toda a vida de um projeto e incluem um componente variável que pode ser gerenciado continuamente.

Autor

Márcio Pulcinelli é consultor da área de Tecnologia a mais de dez anos. Os últimos oito anos foram voltados para projetos na área de gestão de sistemas em Gás & Energia e Petróleo junto aos clientes Petrobras S.A e Gas de France (GdF Suez E&P Norge AS) sendo o último, projeto no exterior (Noruega) ambos pela empresa Accenture do Brasil. Alguns anos em projetos de crédito junto ao cliente Caixa Econômica pela empresa UNISYS Outsourcing. Experiência em gestão de projetos de tecnologia, mapeamento de processos, modelagem organizacional de negócio, Implantação de Enterprise Project Management (EPM) com foco em gestão de projetos de manutenção de plataforma de petróleo e perfuração de poços exploratórios, modelagem de painéis de indicadores para CLPs (Computador Lógico Programável) em malha de gasodutos, responsável pela modelagem de sistemas de intervenções e paradas para malha de gasoduto, dentre outras áreas de atuação. Visite meu site: blog.marcio-pulcinelli.com

Márcio Pulcinelli

Comentários

1 Comment

  • Bom dia Márcio,

    Gostaria de agradecer pela boa explicação, achei que o assunto realmente ficou bem compreensível.

    Estou ingressando nesta área de gerenciamento de projetos onde o CAPEX e OPEX são realmente muito empregados e imprescindíveis.

    Abs.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes