Carreira

Ξ 16 comentários

Iniciando na carreira SAP

publicado por Alinne Moraes

Esse é um tema que sempre me questionei, procurei orientações, ajudas e informações que pudessem me esclarecer uma maneira para fazer parte do grupo de profissionais SAP, no Brasil.

É muito válido informar que para iniciar em uma determinada área seja ela SAP ou não, que o profissional esteja ciente das vantagens que poderão ser proporcionadas, bem como as dificuldades passíveis de serem encontradas ao longo do trajeto.

É necessário criar um mini-projeto, traçar metas e períodos de tempos.

No mundo SAP os profissionais estão segmentados em:
Desenvolvimento (ABAP)
Suporte, instalação e configuração (BASIS)
– Profissionais de diversas áreas de negócio, que será definido por módulos (FUNCIONAIS)

Para começar, antes de mais nada, procure cruzar as informações de seu perfil profissional e verificar com qual área de atuação você mais se identifica.

Com o seu perfil detectado, procure expandir sua rede e buscar experiências com pessoas que já fazem parte desta realidade, pois são estas pessoas as peças chaves do início da sua carreira e nos primeiros passos que você irá dar.

O investimento em SAP é bem alto comparado ao tempo das durações da academia dos módulos, que giram em torno de 30 dias aproximadamente a partir de R$15.000 e é imprescindível cursar um treinamento oficial para obter a certificação e futuras atualizações.

O foco principal deste artigo, além de passar as primeiras impressões do SAP, é disponibilizar a dica de um possível “empurrãozinho” na carreira e o corte do custo deste investimento inicial através de um programa de capacitação chamado: “Esperansap“.

Atuando há mais de 4 anos na área de suporte/Infra, resolvi encarar todos os obstáculos propostos e possíveis. Através do programa acima citado que é composto de um processo seletivo no qual existe algumas etapas como: conhecimentos e avaliações comportamentais, fui aprovada e habilitada a cursar o módulo de Gestão de Materiais (MM).

Abaixo seguem os passos para fazer parte do processo:

Acesse o site: http://www.esperansap.org.br/

Realizem o cadastro com suas informações pessoais e curriculares, a partir daí vocês estarão aptos a receber informações sobre a abertura das academias oficiais SAP e no módulo desejado participem.
A maioria dos processos são para o estado de São Paulo, mas há oportunidade em outras regiões do País, e este ano foi aberta a primeira no RJ.

Através de e-mail a equipe Esperansap efetua o contato para as fases futuras do processo até o momento de sua aprovação.

Estamos falando de uma economia de mais de R$ 15.000, então é muito válido, e posso confirmar que é muito sério e confiável o trabalho e o instrutor do curso de alto nível.

Depois de finalizada a academia, os participantes realizam o exame para a certificação, além de serem disponibilizados para os parceiros o currículo do recém-formado para possíveis oportunidades.

A dica é se empenhar durante todo o curso para agregar o máximo de conhecimento possível,pois grande parte das pessoas que terminam o curso recebem a oportunidade para iniciar a carreira através do Esperansap, visto que é um mercado de difícil acesso para iniciantes, pois o nível das vagas mais abundantes no mercado é para PlenoSênior, mas se o seu foco é seguir na área o importante é não desistir, e não desanimar para as primeiras oportunidades que poderão surgir e ter medo de um “downgrade“.

Lembre-se que as vezes descemos um degrau para subir dois!

A caminhada não é fácil, mas também não é impossível, imponha seu profissionalismo pois será um fator decisório na construção de sua nova carreira.

Autor

Graduada em Gestão de TI no Instituto INFNET, estudante da língua Inglesa, Analista funcional SAP, apaixonada por tecnologia e que gosta de escrever sempre que tenho tempo.

Alinne Moraes

Comentários

16 Comments

  • Muito bom artigo Alinne, eu mesmo quero iniciar mas percebi também ser muito complicado se não houver uma indicação.
    Pena não ter no RJ o Esperansap, correto?

    • Oi José! Que bacana que deseja iniciar a carreira SAP!
      É complicado mas não é impossível, eu iniciei sem indicação de ninguém através de um estágio ano passado.
      Quanto ao Esperansap tem sim no RJ, pois esse ano iniciou a primeira Academia e a inauguração foi com o módulo MM, eu estou cursando!
      Cadastre-se e fique de olho!

  • Fantástica a matéria Alinne, eu também como o amigo José Henrique procurei cursos, conhecimento,ou seja, tudo voltado a área de SAP e consequentemente obtive muita dificuldade de encontrar informações e qualificação sobre a área!!
    Espero que com esse cadastro através do site da Esperansap eu possa também ter uma chance de qualificação e com isso colher frutos futuros com esse projeto inovador!!
    Obrigado pela informação e fico aguardando outros artigos de sua autoria, pois esse realmente me ajudou bastante.
    Beijão e obrigado!!

  • Obrigada pela dica Alinne, já me cadastrei e ficarei de olho na nova turma no Rj.

    • Isso ai Daniele!
      Qualquer dúvida estou a disposição!

  • Boa tarde Alinne Moraes,

    Ótimo artigo. Com certeza o Instituto Esperansap é uma iniciativa da ASUG Brasil e SAP que contribui na formação de novos profissionais para o “Mundo SAP”.

    • Obrigada Marcelo, com certeza é uma iniciativa maravilhosa!

  • Muito bom Alinne,
    Como a Alinne falou no artigo a cima, o SAP é uma área que apesar de já possuir um número considerável de profissionais, ainda está em ascensão.
    E vale muito a pena investir nesse conhecimento.

  • Oi Aline

    Achei muito bacana o artigo! 😀

    Quero muito fazer a academia SAP mas não sou formado.

    Porém minha carreira inteira foi feita em analise de negócios.

    Queria saber se possível se o fato de ser formado ou não é um empecilho para começar na carreira.

    Grande abraço!!!

  • Olá Alinne, tudo bem?

    Trabalho com COBOL, programação em mainframe, já a 2 anos e estou interessado em SAP a um certo tempo. A academia que você supracitou, esperansap, é para funcional, certo? Esta academia é realizada em português, como funciona?

  • Olá Alinne,
    Primeiramente parabéns pelo artigo que é de grande valor para aqueles que estão querendo ingressar nessa área mas ainda estão perdidos como eu. Assim como você, venho da área de Suporte e infra. Já tenho até algumas certificações microsoft e ITIL e por isso acho que eu me enquadraria talvez como BASIS . Existe só o curso para SAP Basis ou essa capacitação se adquire partindo do ABAP ?

  • Aline, bom dia.
    Sou profissional de gestão de infra de TI e tenho uma carreira toda focada em suporte e gestão.
    Gostaria de informações de como treinar em suporte SAP. É preciso ser desenvolvedor ABAP para prestar suporte ao SAP ?
    Infelizmente, no esperansap não informa sobre suporte ao SAP.
    Gostaria de investir neste quesito, até porque a empresa está implantando o SAP, então gostaria de sair na frente, entendeu ?
    Grato.
    Abs,

    Marlon.

    • Depende Marlon, o seu questionamento é muito amplo!
      Você poderia ser um tipo de suporte na área funcional, por exemplo!
      Me add no skype: ninnemoraes

  • Bom dia Alinne,

    Parabéns pelo texto, mas, ainda tenho algumas dúvidas.
    Trabalho com TI desde 2001, durante 11 anos trabalhei mais na parte de infra e como gerente de TI, em 2012 desolvi partir para área de sistemas, e desde então, trablho como analista (SQL Server e Suporte a ERP).
    Sou totalmente leigo quanto a SAP, mas, gostaria muito de ingressar nesse “mundo”, qual seria sua indicação para iniciar nessa área?

  • Gostaria de maiores informações acerca da Academia SAP. Vale a pena fazer academia SAP em um a escola não Oficial da SAP ? Pergunto isso pois, tive uma oferta de cursar acadêmia por um valor cerca de três vezes menor do que é oeferecido pelas academias oficiais.

  • Boa tarde!

    Trabalho com desenvolvimento e atualmente mais com suporte voltado a micro informatica, estou procurando um caminho para iniciar neste novo “mundo”, obrigado!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes