Cloud Computing

Ξ 2 comentários

Conheça o VMware vSphere

publicado por Frederico Neves

Como prometido no artigo anterior, vou falar um pouco sobre o funcionamento doVmware vSphere.

vSphere é o hypervisor da Vmware, este produto conta com o que existe de mais novo no mercado de virtualização, tornando o gerenciamento do ambiente uma tarefa bastante simples.

vSphere pode ser utilizado na forma single, onde ele é instalado em hosts com gerenciamentos isolados, desta forma não é necessário a aquisição de licença, mas seus recursos são limitados. Esta forma de utilização é indicada para aquele cliente que deseja se iniciar no mundo da virtualização, desconfiando ainda das suas vantagens, ou que não tenha um investimento maior a sua disposição.

Para o cliente que deseja um ambiente mais completo a VMware disponibiliza ovSphere através de licenças; EssentialsEssentials PlusStandardEnterprise eEnterprise Plus, cada uma com recursos pensados e organizados para diferentes cenários. Veja a seguir.

Nas versões licenciadas o vSphere pode ser instalado em vários hosts e gerenciado de forma centralizada pelo vCenter. O vCenter pode ser instalado em uma máquina 64 bits utilizando os sistemas operacionais Windows ou Linux, esta máquina inclusive, pode ser, uma máquina virtual dentro do ambiente virtualizado. AVmware disponibiliza um virtual applience em linux Suse Enterprise com o vCenterpara ser instalado de forma prática e rápida.

A imagem abaixo ilustra muito bem o funcionamento do vCenter em um ambiente virtualizado.

vcenter

No cenário acima temos três hosts onde as Vms estão em execução, observe que logo abaixo tem um storage. Este storage é fundamental para o funcionamento de alguns recursos do vSphere, e logo acima temos o gerenciamento deste ambiente com o vCenter.

O gerenciamento, para grande parte das atividades é executado de forma automatizada, não existindo a necessidade de intervenção humana, para as atividades que precisam de intervenção humana a VMware oferece um conjunto deinterfaces bastantes simples que possibilitam um fácil gerenciamento, a VMware conta com uma série de features que auxiliam o administrador de TI no gerenciamento de sua estrutura veja a seguir:

vMotion

vmotion

 

vMotion, no meu ponto de vista, é a feature mais importante no vSphere, afirmo isto, porque ela é a base para muitas outras. Com esta feature ativada é possível uma VM migrar de um host para outro com a máquina virtual em funcionamento sem interrupção de serviço algum. Este recurso é bastante útil, por exemplo, quando se precisa realizar uma manutenção programada em um servidor onde se faz necessário migrar todas as máquinas virtuais para um outro host. Ela permite a migração sem que seja interrompido os trabalhos diários da empresa/cliente.

VMware DRS

drs

DRS é o balanceamento de carga da vSphere. Com ele ativado, oVMware identifica quando um hostesta sobrecarregado e automaticamente migra as VMspara um host menos requisitado, realizando um balanceamento fino dentro do ambiente virtualizado. Esta feature conta com três níveis de configurações: manual; parcialmente automatizado; e full automatizado. Quando Full Automatizado esta habilitado o VMware assume o controle do balanceamento de carga operando sozinho todas as migrações e nivelamentos. Esta feature esta disponível a partir da versão Enterprise do vSphere.

Vmware HA

ha

O HA do VMware traz para o ambiente virtual o recurso da alta disponibilidade. Quando ativada oVMware identifica qualquer falha no hosts hospedeiro, tanto de hardware como de software, e após a detecção faz a migração de todas as VMs do host com problema para um outro host que esteja isento de falhas. Esta correção passa, na maioria das vezes, despercebido pelos usuários finais, o serviço é restabelecido de forma bastante rápida.

Posso afirmar que esta funcionalidade garante à empresa/cliente menos ou nenhum tempo perdido com downtime e, consequentemente mais tempo em atividade, já que hosts parados por problemas físicos não interferem na continuidade dos trabalhos diários.

VMware DPM

dpm

DPM vem de encontro com uma das necessidades mais discutidas nos dias atuais, a economia de energia elétrica. Esta featureidentifica se algum host em seucluster esta totalmente subutilizado, e, se existir alguma VM em funcionamento neste host o Vmware a migra para um outro host, liberando-o para ser desligado. Este processo é automatizado e baseado em algoritmo da VMware, se com o passar do tempo o aumento da demanda aconteça novamente o VMware usa o DPM para ligar novamente o host o devolvendo-o para uso. Existem casos que eu presenciei em que um host ficou ate um ano desligado.

Thin Provisioning

phin

Thin Provisioning é um grande avanço, quando o assunto é armazenamento. Com ele é possível entregar uma quantidade de disco que só será usado caso a VMnecessite, por exemplo: um servidor de banco de dados. Ao criar um novo servidor de banco de dados é disponibilizado para ele uma grande quantidade de discos, geralmente estes espaços para serem preenchidos leva bastante tempo, e as vezes nem são totalmente ocupados, sempre sobram muitos GB que poderiam estar sendo utilizados para otimizar alguma VM do ambiente. O Thin Provisioninggerencia exatamente esta sobra. Suponha que foi disponibilizado um HD com 500GB para uma VM, ativando a feature só serão consumidos as quantidades que estiverem sendo usadas realmente: por exemplo, a VM utiliza 100 GB para armazenamento, o sistema operacional continua enxergando 500 GB , mas estará consumindo apenas 100 GB deixando 400 GB livres para qualquer outra VM que estiver precisando.

VMware Fault Tolerance

ft

Em alguns casos alguns servidores precisam ficar 100% UP, para estes casos a VMware disponibiliza estafeature, ela é ativada nas Vms que não podem cair nem que seja por poucos minutos, ao ser ativada oVMware cria uma cópia desta VMem outro host, esta copia é alimentada junto com a original, tudo que é feito na VMoriginal é replicado para uma cópia, caso o host em que a VM original esta venha a falhar automaticamente a VM copia assume, isso sem qualquer intervenção humana e sem percepção do usuário.

É isto aí pessoal, este foi um resumo das features do vSphere, cada uma sozinha renderia um artigo exclusivo, com o tempo vou escrevendo sobre os detalhes de cada uma em separado, destacando suas vantagens e benefícios.

Um abraço e até a próxima.

Autor

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup. Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware. Contato: (44) 8411-2684 email: contato@fredericoneves.com.br

Frederico Neves

Comentários

2 Comments

  • Meu nobre,

    Sensacional suas informações sobre as soluções de virtualização utilizando a VMware.

    Estou iniciando no segmento de especificação de soluções em ambientes de TI.

    Desde já, lhe tenho como um grande profissional e um grande influenciador.

    Abraços.

  • Meu caro tudo bem. Gostei muito de sua matéria. Recentemente adquirimos essa solução para nossa empresa e desejamos implantar e configurar oVMware vSphere otimizando a performance ao maximo.
    Vê se pode nos ajudar, nos informando uma estimativa de valor de HH, , de um especialista em VMware para implantação de VMare e Microsoft SQL 2008 R2. Um breve estimativa, ordem de grandeza sem muito trabalho para você. Caso puder indicar alguém ou contato nos sentiriamos grato.

    Basicamente pretendemos fazer essas atividades:

    ESCOPO:
    Instalação da plataforma de virtualização vSphere (6 servers)
    Instalação do Microsoft SQL 2008 R2 para o Virtual Center
    Instalação do VMware Virtual Center
    Instalação vCenter Update Manager,vCenter Syslog Collector,vCenter Auto Deploy, vCenter Authentication Proxy
    Atualização do vSphere
    Configuração do HA, DRS, vMotion, Datastore, Network (iSCSI e Rede)
    Criação do Template Windows (1 server)

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes