Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Você Sabe o que é SaaS, PaaS e IaaS?

publicado por Vinicius Passos Silva

O Cloud Computing explodiu e é uma realidade atualmente.
Essa tecnologia teve um “boom” no final de 2009 e início de 2010 e está funcionando a todo vapor atualmente. Como se sabe, a computação em nuvem, diante de diversos benefícios, oferece itens como escalabilidade, alta disponibilidade, economia, agilidade e segurança.

Serviços:

Em uma breve pesquisa, podemos concluir que o conceito de Cloud Computing possui, no momento, diversas categorias de serviços. Os mais populares são: Saas, PaaS e IaaS, que serão objeto deste artigo.

SaaS (Software as a Service)

É um conceito de software oferecido em forma de serviço ou prestação de serviços. O software é executado em um servidor remoto. Não é necessário instalar o sistema no computador do cliente, basta acessá-lo pela internet. Atualmente existe no mercado diversos serviços sendo comercializados nestas modalidade, entre eles podemos citar:

PABX Virtual e Call Center Virtual
E-mail Marketing
Mobimail
Loja Pronta (site de vendas)

PaaS (Platform as a Service)

Este conceito oferece uma plataforma de desenvolvimento de aplicações, inclusive de software como um serviço. Em resumo: ações como desenvolver, compilar, debugar, deploy e test em uma aplicação passaram a ser executadas na nuvem. Pode parecer que estamos voltando à época dos mainframes – e, de certa forma é isso mesmo –, porém de forma organizada e escalar. A vantagem deste serviço é poupar custos, não alocar hardware desnecessariamente e poder escalar dados de forma simples sem ter que lidar com o ambiente físico diretamente. Nesta modalidade podemos citar:

Hospedagem de Sites
Revenda

IaaS (Infrastructure as a Service)

Refere-se ao fornecimento de infraestrutura computacional (geralmente em ambientes virtualizados) como um serviço. Em vez de o cliente comprar servidores para uma determinada aplicação, ele contrata um serviço dentro de um datacenter proporcional aos seus requisitos de infraestrutura e tem acesso completo à plataforma e ao software. Esse tipo de serviço é cobrado de acordo com a utilização ou pela reserva de recursos contratados. Neta modalidade os serviços mais vistos no mercado são:

Cloud Server com Gerenciamento pelo Cliente
Servidores Dedicados com Gerenciamento pelo Cliente

Fora as categorias de Cloud Computing mencionadas, que são as mais comuns no mercado, existem outras que estão ganhando força.
Segue uma lista com outras categorias:

DB as a Service

Oferece serviço de banco de dados como serviço operando em um datacenter, podendo ser acessado externamente por qualquer tipo de aplicação, como se fosse local.

Governance as a Service

Serviço que viabiliza o gerenciamento de topologias, monitoramento de recursos e virtualização via internet, com base em políticas definidas para dados e serviços.

Process as a Service

Recurso que oferece remotamente meios de criar processos de negócio. O aplicativo pode interagir com sistemas, serviços e informações, que, combinados, geram uma sequência de processos empresariais.

Security as a Service

Oferece serviços de segurança lógica aplicadas a e-mail, navegação, controle de vulnerabilidades, entre outros, incluindo uma interface de monitoramento via internet.

Storage as a Service

Modalidade que oferece armazenamento como serviço dentro de um datacenter, podendo ser acessado por aplicações externas.

Test as a Service

Ambiente para testes de aplicações em nuvem, websites e aplicações remotas disponibilizado na internet.

O conceito vem evoluindo constantemente, tanto que já se fala até em Everything as a Service (EaaS ou XaaS), ou seja, “tudo como serviço” rodando na nuvem. O caminho, sem dúvida, tende a esse final, visto que a rede pode, de fato, viabilizar essa tendência.

Abraços a todos!
@VipsilvaTI

Autor

Vinícius Passos Silva é Graduado em Sistemas de Informação com Pós Graduação em Gestão de Projetos e MBA de Gestão em Tecnologia da Informação. Possui 21 anos de atuação no mercado de Tecnologia da Informação tendo atuado em posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.

Vinicius Passos Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes