Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Trabalhe com arquivos offline no Google

publicado por Silvio Rocha

Desde o momento que a computação em nuvem deixou de ser uma promessa, passando a ser uma realidade, nos vemos confrontados por usuários céticos em fazer a transição, apontando inúmeros argumentos aos quais vamos respondendo um a um com as alternativas que a Google oferece.

Uma das alegações para não mudar é o trabalho offline. Apesar disso ser uma hipótese remota em virtude à velocidade de acesso banda larga ter melhorado em muito a vida das pequenas e médias empresas, alguns colaboradores destas necessitam ter acesso às aplicações em áreas onde a cobertura de sinal é fraca ou inexistente. Partindo deste cenário, vem sempre a pergunta: Como posso acessar meu email, visualizar meus compromissos da agenda e editar meus documentos offline para depois sincronizá-los com minha conta no Google?” Até bem pouco tempo o Google oferecia o acesso offline apenas para o Gmail e Agenda a partir do navegador Google Chrome com as extensões Gmail Mail Offline e Google Agenda. No entanto, ainda não tínhamos a possibilidade de editar nossos textos de forma desvinculada à Web.

A chegada do Google Drive

Com a liberação recente do Google Drive, o Google Docs se transformou em um repositório de dados virtual, aumentando o espaço de armazenamento para 5 GB e, através da instalação do Software cliente Google Drive para PC, permitiu a criação de uma pasta local onde arquivos movidos para a mesma podiam ser sincronizados com a conta Google. Na realidade, através desta pasta tínhamos o acesso a uma imagem do que está armazenado no Google Drive. Por conta disto, muitos tinham a impressão equivocada de ter o acesso offline a partir da mesma. Bastava desconectar o acesso a Internet para ver que o arquivo não era carregado.

Google Docs Offline Beta

Pensando nisto, a Google foi preparando o terreno para atender esta demanda reprimida e lançou no último dia 30 de Junho a possibilidade de editar documentos offline através do recurso Google Docs Offline Beta, disponível através da opção “configurações” no Google Drive. Ao habilitá-lo, será possível abrir e editar os documentos de texto offline e, quando estiver numa região com a cobertura de Internet, é só sincronizar com o seu Google Drive.

Requisitos

Para poder usufruir deste recurso é obrigatória a utilização da última versão disponível do Google Chrome e ter feito adesão ao Google Drive. Se você não atende a estes requisitos, não poderá desfrutar do acesso offline aos seus documentos de texto.

E os demais documentos?

É bom lembrar que no momento apenas os documentos de texto possuem este benefício. Como este recurso é Beta, provavelmente estará sendo estendido em breve também para os demais tipos de documento do Google Docs.

Aguarde em breve mais novidades no Google Drive. Como é dito pela própria Google: “Na Internet, o que hoje é futuro logo se torna passado!”.

Estes e outros assuntos de igual importância são divulgados e postos em discussão no Google Business Group São Paulo. Fique por dentro das novidades no uso da internet para o mundo dos negócios e sobre os produtos Google que são especialmente voltados para isso seguindo o canal oficial do GBG no Google+ e se inscrevendo para receber as novidades e os eventos que serão promovidos em http://www.gbgsaopaulo.com.br/inscreva-se.

Autor

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Setesys, uma empresa Google Partner com ênfase na aquisição/ disseminação de conhecimento e concepção e desenvolvimento de soluções corporativas em Google Apps/Cloud Computing. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.

Silvio Rocha

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes