Carreira

Ξ Deixe um comentário

É fácil ter ideias?

publicado por Sidnei Oliveira

No mundo das fantasias de Disney, existe um “chapéu pensador” que proporciona ideias a quem o utiliza. Na vida real, as coisas não são assim.

Para se ter ideias, é preciso levar em conta alguns fatores como a quantidade de informações, a qualidade das referências e modelos e a ousadia para experimentar o novo.

Mesmo assim, ideias não surgem sem uma aplicação ou objetivo. É aí que está a origem das ideias – o seu propósito. Quem se propõe a ter ideias deve estar disposto a pensar em aplicações e objetivos. Parte das inovações surgirão depois que se determinar o problema, as estratégias, as abordagens e os resultados que se esperam.

Essa condição encontra agora um terreno extremamente favorável, pois nunca tivemos tanta facilidade em ampliar a quantidade de informações, nem tivemos à nossa disposição tantos modelos e referências. Além disso, estamos diante de uma nova realidade que torna muito mais fácil ter ideias – trata-se do trabalho colaborativo.

Através dos instrumentos de compartilhamento, presentes nas redes sociais, diariamente vemos surgir novas abordagens, novos paradigmas e novas percepções, que, somadas, formam um consciente coletivo poderoso na formação de ideias.

Devemos, então, desenvolver a ousadia para utilizar, de forma estratégica, esse conceito inovador, onde uma ideia não é mais propriedade individual, mas sim o resultado de um processo de colaboração.

É fácil ter ideias? Sim, mas somente quando se compartilha.

Autor

SIDNEI OLIVEIRA – MINI CV Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Jovens Talentos e Redes Sociais, tendo desenvolvido soluções em programas educacionais e comportamentais para mais de 35 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Petrobras, Gerdau, Santander, TAM, Unimed entre outras. Formado em Marketing e Administração de Empresas, autor de vários livros sobre Liderança e Administração. É sócio-fundador da Kantu Educação Executiva, Vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito e e do Fórum de Líderes Empresariais. É também colunista com artigos publicados nos portais Exame.com, Catho Online, Click Carreira, Café Brasil e InformationWeek Brasil

Sidnei Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes