E-Commerce

Ξ Deixe um comentário

Convertendo mais através de feedbacks de uma Loja Virtual

publicado por Marcelo Goberto Azevedo

Todos sabem que um comércio eletrônico de sucesso é aquele que vai além das barreiras digitais e consegue uma simbiose do processo de compra com as expectativas e anseios dos clientes. Porém a grande maioria não pratica o básico do comercio tradicional, que é simplesmente, medir e verificar os graus de satisfação ou insatisfação desses clientes durante o processo.

Executar esses procedimentos de recolhimento de informações ativas (feedback) oferecem inúmeras vantagens, entre as principais, mostrar aos clientes que a empresa está realmente preocupada em ir além do que oferecer uma simples venda. Outra é proporcionar informações importantes que exemplificaram o que pode estar impedindo novas vendas baseadas em experiência reais. E por fim, estreitar os laços de relacionamento com os clientes, transformado-los em verdadeiros soldados da sua marca.

Abaixo relaciono algumas estratégias que devem e podem ser seguidas sem grandes custos para uma loja virtual de qualquer porte:

  • Enviar um formulário básico com questões de escala de pontos sobre os principais processos (experiência da compra, opções de entrega e pagamento, prazos de entregas, preços);
  • Apresentar uma caixa de sugestão visível em toda loja para que seja simples e rápido o processo de interação;
  • Oferecer descontos especiais para clientes que encontrarem problemas e se preocuparem em reportá-los;
  • Acompanhar as principais redes sociais sobre o que falam da sua loja virtual;

A cada barreira que for detectada e eliminada através dos feedbacks, será um degrau a menos na escada para conversão de uma venda digital. Os clientes devem sentir-se estimulados a enviar sugestões, porém mais importantes ainda é retorno sobre esses feedbacks, uma vez executado a coleta de dados devemos mostrar para as origens os resultados que serão obtidos e quais os próximos passos.

Autor

Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo Ecommerce. Atualmente como Diretor na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Marcelo Goberto Azevedo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes