Segurança da Informação

Ξ 1 comentário

Operação TV digital. O caos maior está por vir! Duvidam?

publicado por José Henrique Bezerra Sento Sé

Estou há uma semana para acabar este artigo por falta de tempo; felizmente, encontrei uma notícia na internet que me impulsionou a acabá-lo logo. Falo da notícia sobre a Cyber guerra que está para acontecer, se alguém acha que isto é artifício de marketing, estão enganados. Esta notícia me inspirou a escrever sobre o assunto em questão.

Verifiquei que esse assunto sobre segurança da informação não tem evoluído, enche até o saco rs, fica sempre nas mesmices; fala-se de IDS, IPS, FW, permissões de pastas, antivírus, etc. Infelizmente, não expande nossas idéias nem nos faz abrir os olhos; comentam-se somente assuntos ligados a computador e sempre sobre as mesmas coisas. Tudo ficará ainda pior, se continuarmos a ficar presos a ISOs; por exemplo, a 27000 e suas derivadas! (Não vou nem falar sobre internet em celulares, não ainda)!

Em poucos anos, os ataques em massa com grande variedade de imensos estragos poderá ser sobre as comunicações em TV digital, duvida? Alguém se lembra há quantos anos já se era possível mudar o canal de uma tv comum através de um relógio de pulso, que muitas pessoas tinham, e nesta época não havia ainda a TV digital?

Tenho de alertar, infelizmente, que: programas poderão sair do ar, comerciais sobre todo tipo poderão ser exibidos sem autorização, mais uma série de possibilidades! Porém, o maior problema deverá ser nas features, cerejas podres de um bolo que aparecerão com a interatividade.

A TV digital e a interatividade

Neste primeiro momento, o sistema digital brasileiro vai apenas melhorar a qualidade da imagem e som das transmissões; porém, brevemente, serviços interativos serão adicionados, alguns exemplos: Votações interativas, dados sobre a programação, games, compras virtuais, movimentação bancária, troca de mensagens entre outros recursos poderão entrar em operação. (Alguém vai se arriscar a utilizá-los?).

Empresas conceituadas de segurança, como a Norton, por exemplo, que já realiza pesquisas, há alguns anos, meios de como tornar mais segura as “set top boxes”, que são as caixinhas conversoras de sinal, utilizadas nos sistemas de transmissão digital desta nova tecnologia em tv. Os “set top boxes” são como computadores, porque possuem memória e CPU. – Esta preocupação também atinge Mariano Sumrell, diretor de marketing da Winco, distribuidora do antivírus AVG no Brasil.

Como sempre tenho dito caros colegas, não fico preso a nenhum órgão ou ISO, pois isto são unidades ínfimas de apenas algumas vertentes da segurança da informação já conhecidas! Também sinto dizer que o nosso país ficará muito aquém da defesa sobre este tipo de ataque, restando-nos, tão somente, desligar os aparelhos ou esperar que as emissoras o façam! As clonagens de celulares e as linhas cruzadas só têm aumentado! Hum, eu não ia falar sobre isto agora rsr!

Será que nosso governo está/estará preparado para se defender de ataques de outros?

Será que, como sempre, esperarão acontecer os fatos, para só depois de alguns anos, começarem a corrigir os rastros? O que acontecerá se toda uma nação resolver atacar roteadores, backbones, ISPs, de uma outra nação, sem que esta esteja preparada?

Espero que eu esteja enganado; mas, meu dever é tornar as sensações piores. Talvez assim as coisas funcionem proativamente!

Autor

A melhor parte de se trabalhar com TIC é a possibilidade de resolver problemas e ajudar pessoas a resolver os delas; assim, o grupo ganha, levando ao inevitável sucesso; de todos, e o da organização onde estamos. É muito gratificante extrair o que há de bom das pessoas que nos cercam, que muitas vezes, nem sabiam que tinham; ao mesmo tempo, assim, aprenderemos cada vez mais.

José Henrique Bezerra Sento Sé

Comentários

1 Comment

  • Quero agradecer a todos pela confiança, porque mais de 100 pessoas já leram em menos de 2 horas de artigo publicado! Isto me impulsiona a novas descobertas e a cada vez mais a escrever!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes