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Qual o diferencial de um Gerente de Projetos?

publicado por Melissa Adimari

Hoje existem varias áreas de T.I., portanto e necessário alguém que gerência uma equipe, de pequeno, médio ou grande porte. A meu ver, esse profissional, precisa entender sobre a regra de negócios, e também das ferramentas utilizadas, senão é como governar uma cidade sem o menor conhecimento da necessidade e da cultura ali presente.

Já trabalhei em vários projetos, alguns os gerentes merecem minha admiração por conhecerem exatamente o objeto de trabalho, e assim, terem know-how: “savoir-faire ou conhecimento processual é o conhecimento de como executar alguma tarefa. O know-how é diferente de outros tipos do conhecimento tais como o conhecimento proposicional que pode diretamente ser aplicado a uma tarefa.” para solicitar melhorias, novas funcionalidades, e caso o analista não o saiba, o próprio gerente se dispõe a fazer, e faz com precisão.

Essa figura funciona como pai/mãe, se não tiver experiência suficiente e conhecimento para desenvolver o que pede, qual o parâmetro ele ira usar para saber se esta certo ou errado? Apenas o fato se “rodou” ou não o programa? E com questões relacionadas a desempenho, a atingir o ponto colocado pelo cliente, por exemplo?

Nos de T.I., que lidamos com vários clientes, de vários segmentos, sabemos que alguns pedem o impossível. Se não houver conhecimento a fundo, ocorre uma divergência de opiniões entre a própria equipe, e o papel do gerente e justamente equilibrar as tarefas e faze-las aceitáveis para ambos os lados.

Além de conhecer os membros de sua equipe, em uma visão psicológica, sabendo qual membro será designado para qual tarefa, pois se vem muitas pessoas desempenhando funções que não tem nada a ver com seu perfil “humano”: como a pessoa enxerga a situação e se ela tem jogo de cintura, para ser um consultor por exemplo. E preciso que a gerência conheça mais do produto, suas vertentes, aplicações e como foi desenvolvida do que qualquer outro membro da equipe, senão ele estabelece critérios baseado em que? Títulos de Cursos de Gerenciamento? Isso não e o suficiente.

Aos que desenvolvem um relatório com complexidade alta, por exemplo, sabem que não e apenas de layout que ele e feito, se os scripts não forem tratados de maneira a se ajustar numa desempenho digna de um banco de dados bem instalado e administrado, de nada adianta flores e imagens lindas para que tudo fique perfeito, e ainda há aqueles gerentes que pedem o mínimo de tempo possível que “ele” acha justo, por saber fazer um relatório em Excel.

Enfim, gerente que não domina o objeto do seu trabalho, não tem conhecimento para solicitar prazos ou qualquer outra modificação ou desenvolvimento dentro de um projeto. Apenas um curso de PMI não o torna gerente, nem uma graduação de Administração, nem um MBA, e sim sua vivencia, se bem apreendida, e a forma como ele lida na própria vida com os desafios, pois gerenciar pessoas e mais desafiador que gerenciar servidores.

Autor

Sou consultora Marketing B2B & BI, tenho conhecimento em várias ferramentas, como Oracle, Microsoft, Tableau. Cursei faculdade de Ciência da Computação e Marketing Estratégico, gosto de assuntos relacionados a tecnologia, psicologia, administração, estratégias. Defendo o empreendedorismo no Brasil, além de ações sociais voltadas ao meio ambiente, pois para crescer precisamos plantar, adubar, regar e assim colher frutos bons.

Melissa Adimari

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