BI

Ξ Deixe um comentário

Como estamos de BI?

publicado por Eduardo Marques

O sistemas de Business Intelligence (Inteligência Empresarial), servem para dar suporte à tomada de decisão e são normalmente utilizados pelo nível estratégico das organizações. Os sistemas de BI fornecem dados históricos e atuais e permitem previsões das operações de negócio. Munindo a Direção e os líderes da empresa desta ferramenta, pode-se aumentar a eficácia em termos de cumprimento da missão empresarial e uma maior vantagem competitiva.

Uma pesquisa recente da CIOZone, que entrevistou mais de 50 executivos de tecnologia, verificou que as plataformas mais populares de BI são Oracle (41%) e SAP (33%). Entretanto somente 12% dos entrevistados afirmou utilizar produtos de BI móveis.

O que está em alta parecem ser as redes sociais, já que 55% dos entrevistados afirmam que suas organizações usam (nomeadamente o Facebook com 45%), embora destes, apenas 17% usem produtos de BI para gerenciar mídias sociais. Já o número de entrevistados que planejam usar produtos de BI para interagir com estas redes sobe para 57%. Dos que planejam usar, 61% responderam que até 2021 vão implementar produtos de BI com enfoque nas redes sociais, 28% já implementaram e 11% estão em fase de implementação.

Com relação à Computação em Nuvem, apesar de 44% dos entrevistados utilizarem a “nuvem” para armazenamento de dados, apenas 10% indicaram utilizar a “nuvem” para Business Intelligence, e 17% afirmam que planejam utilizar. Dos que planejam utilizar os recursos de Cloud Computing para BI, 80% indicaram implantação até meados de 2012.

Ainda de acordo com os dados da CIOZone, SAP e Oracle foram o fornecedores com maior nível de aderência, e a MicroStrategy foi considerada o fornecedor com menor nível de aderência (sendo mais facilmente substituível). SAP tem a maior indicação positiva para os próximos 12 meses e MicroStrategy, Qlik Technologies e Oracle sairam na frente nas pontuações de “qualidade geral de produto”.

Autor

Eduardo Marques, 21 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gestão de TI, Projetos, Infraestrutura e Segurança. Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores. Veja mais artigos do autor, aqui. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarques Email: emarques@progere.com

Eduardo Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes