Carreira

Ξ Deixe um comentário

Uma visão positiva da TIC no Brasil

publicado por Alvaro H. Beckerig, PMP

Vivemos no atual cenário onde a informação é o bem mais valioso de empresas e pessoas.

A TIC vem demonstrando nas últimas décadas ser a principal base de funcionamento de muitos negócios, um ideal competitivo a ser conquistado. Indústrias que não acompanham as evoluções da área de TIC e as aplicam a seus negócios estão fadadas ao fracasso. Michael Porter reconhece no prefácio de sua nova edição de “Estratégia Competitiva – técnicas para análise de indústria e concorrência” que a tecnologia é um grande aliado para melhorar a competitividade das empresas e ganhar mercado.

Enxergamos a TIC na abertura de novos mercados, no fomento na criação de novas profissões e na movimentação da economia como um todo através da inovação constante. Vivemos numa nova realidade que nossos pais duvidariam existir: as empresas mais valiosas do mundo são as de tecnologia. No Brasil o cenário não é diferente, o país caminha a passos largos na área de TIC graças ao talento de guerreiros empreendedores e de nossos excelentes profissionais de tecnologia, vistos com bons olhos no mundo inteiro.

O mercado de TI no Brasil hoje é tão grande que faltam profissionais para as vagas, o “boom” tecnológico chegou aqui de forma tão rápida que não conseguimos formar pessoas para atender a demanda. Fator que se agrava porque sempre que há demanda por pessoas em outros setores automaticamente há demandas no setor de TIC, por ser pervasiva esta área hoje é vital nas principais organizações e sem ela não há controle em seus processos. O maior exemplo disso pode ser demonstrado com apenas uma pergunta: que empresa hoje é competitiva sem utilizar pelo menos um serviço de e-mail? E arrisco responder que nenhuma.

No fator inovação há um fardo grande no Brasil apesar de nossos profissionais criativíssimos: não vemos muito pensamento empreendedor por estas bandas pelo simples fato de existirem poucas iniciativas aptas a investirem em boas ideias.  É comum vermos empresas americanas como a 37signals (www.37signals.com) conseguirem capital para lançarem uma ideia inovadora em termos de produto de TIC e depois terem retorno de milhões. Por aqui é difícil, mas está melhorando.

Infelizmente, também vale a pena lembrarmos que nossos profissionais de TIC são profundamente castigados por uma política de abuso no quesito de horas trabalhadas, baixos salários e a falta de uma regulamentação da profissão que vem sendo discutida há anos sem nenhum acordo. Não existe para a área de TIC uma tabela de custo mínimo por hora de desenvolvimento de software, por exemplo. Pela falta de regulamentação da profissão é comum vermos anúncios absurdos onde se pedem profissionais treinados e certificados pagando-se salários irrisórios.

Estas vagas normalmente são preenchidas por pessoas recém-formadas na faculdade que estão querendo começar o primeiro emprego rapidamente para adicionarem experiência no currículo e como a grande maioria que se forma se trata da geração Y, não ficam muito tempo no emprego e assim o processo ganhava iteração com estas vagas sendo preenchidas de tempos em tempos, agora com a demanda por mais pessoal e baixos salários há a escassez.

Creio que vamos cada vez mais dar passos de gigantes na área de TIC e ver o Brasil ganhar destaque mundial nessa área a cada dia que passa. Estamos entre os melhores do mundo na área de desenvolvimento de softwares, temos excelentes gestores de redes e de projetos de TIC. Temos grandes empresas 100% brasileiras atuando no segmento, gerando cada dia mais empregos, movimentando nossa economia e criando subáreas dependentes da tecnologia.

Temos tudo para dar certo, precisamos de mais mão-de-obra qualificada, melhores salários, melhoria nos cursos superiores nas áreas de TIC e em suas extensões. Somos um povo que cresceu e apareceu em meio às adversidades e que está chegando lá. Principalmente o profissional de área de Tecnologia da Informação e Comunicação, que não é movido somente pelo mercado e sim pela paixão de atuar na área de que todos os outros segmentos da indústria são apoiados.

Autor

Alvaro Beckerig, PMP Especialista em gerenciamento de projetos na área de TI. Certificado PMP, PMI-ACP, PSM, MCTS, Six Sigma Green Belt, COBIT, ITIL e ISO20000. Acredito no uso criativo da tecnologia para gerar inovação. LinkedIn: Alvaro Beckerig Twitter: @alvarobeckerig

Alvaro H. Beckerig, PMP

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes