Carreira

Ξ Deixe um comentário

Diga-me o que lês e te direi aonde chegarás

publicado por Luiz Eduardo Improta

Parece um pouco estranho, mas na verdade isso traduz bem nosso perfil profissional. A leitura é a principal arma que temos hoje para podermos adquirir a tão sonhada informação e assim ter idéias inovadoras para suprir as necessidades que identificamos, principalmente em TI, que é a nossa “praia”.

Vamos ser bem objetivos: se alguém gasta mais de 70% de seu tempo livre lendo “gibi”, a probabilidade deste profissional chegar a uma gerência ou subir na vida é pequena. Algum brincalhão pode dizer: basta ele ser dono de uma produtora de “gibi”, pois estará avaliando a qualidade de seu produto. Concordo, mas se o negócio falir ele estará em maus lençóis.

A boa leitura tem sido um diferencial em um mundo globalizado como estamos hoje. A informação viaja mais rápido que a luz e ficar desinformado hoje é como estar a um passo para o abismo do esquecimento. Existe um ditado popular, que diz que somos o que comemos. Em primeira mão estou lançando um novo: diga-me o que lês e te direi onde chegarás profissionalmente. Logicamente estamos falando de chances, pois o nosso destino é determinado pelas escolhas que fazemos. Podemos dizer  que todos os dias “profetizamos” sobre a nossa vida. Quer ver um exemplo: se ficar na zona de conforto, sem estudar, sem se atualizar provavelmente um dia, tomará um sonoro chute você sabe onde e então notará que perdeu tempo em sua vida descansando demais. De outra forma, se estudar com afinco e disciplina, buscar estar sempre bem informado com as novidades tecnológicas, um dia seu dia chega e provavelmente começará a subir rumo ao sucesso profissional. Sei que há exceções, mas são pontuais. E irei dizer mais, pessimismo e murmurações somente irão te deixar pior e não melhorará em nada a situação.

Procure ler, ler demais os assuntos ligados a sua área de atuação. Nunca nenhuma empresa irá te dar todos os cursos que precisa e não vá se iludir que mudar de emprego será a solução de seus problemas de treinamento. Mude de emprego, pela oportunidade de crescimento de carreira ou até financeiro dependendo do caso, mas vá consciente que as leis de mercado continuarão a valer no novo emprego. Hoje o mundo é de processos ligados ao negócio e TI.

Ninguém consegue sobreviver hoje na TI senão conhecer, por exemplo, ITIL e COBIT, pelo menos. Ser muito reativo a mudanças e a adoção da autogestão do conhecimento neste mundo globalizado é pedir para morrer. Por favor, não entenda que estou defendendo que as empresas devem parar de preparar seus profissionais, ao contrário, reforço que não devemos esperar muito delas e procurar soluções a nosso alcance para nos manter valorizados no mercado.

Somos capazes, temos o “dom” de aprender sozinhos, o que nos difere é a vontade de vencer. A cada dia temos de matar um leão e provar que somos capazes de matar outro amanhã. Sabemos que nem sempre conseguimos, mas a vontade e determinação não podem faltar. “Só erra quem faz…”, frase que só quem não conhece é quem já nasceu em “berço de ouro”. Eu conheço muito bem a frase e sei a dor de ouvi-la, ainda mais quando vemos que erramos porque não lemos um determinado documento por, digamos, falta de empenho ou de tempo. Outro detalhe, que fico zangado quando ouço: profissional de TI não sabe escrever… Pior que é verdade, mas isso se deve a falta de leitura. Quem não lê bem, não escreve direito. E mandar um email para seus superiores com erros primários de português é no mínimo virar “chacota”. Temos que retirar este rótulo de nossas costas.

Resumindo: você é e sempre será responsável pelo seu destino, quer seja profissional ou não. Suas escolhas determinarão seu futuro. Então já decidiu aonde quer chegar? Eu quero o “topo”, se irei chegar ou não, só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: sou brasileiro e de TI, logo nunca desisto.

Autor

Sou profissional com mais de 30 anos de experiência desenvolvida em empresas do setor "outsourcing" em TI e Segurança da Informação. Com 2 Pós graduações e 1 MBA na área de TI e diversas Certificações em Segurança e Tecnologia da Informação, dentre elas: COBIT 4.1, ITIL v2 e v3, ISO27002, CCSA/CCSE, experiência na área comercial, Coach de líderes e analista comportamental C-VAT. Meu link no "linkedIn": http://br.linkedin.com/in/limprota007

Luiz Eduardo Improta

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes