Tecnologia

Ξ 1 comentário

Por que Usar Exchange 2010 ?

publicado por Alex Silva

A crescente demanda no uso do Microsoft Outlook bem como Microsoft Exchange Server 2010, tem se dado por conta das funcionalidades existentes que ampliam ainda mais a eficácia de se gerenciar um ambiente de mensagens eletrônicas, principal meio de comunicação de uma Empresa.

A busca incessante por integração e obtenção de dados que possam proporcionar uma melhor tomada de decisões e com ações estratégicas passa necessariamente por TI e na forma como esses dados são coletados e tratados. Todos sabemos que o email é uma peça fundamental de relacionamento no mundo corporativo, além de ser um importante receptador de dados e também por estreitar a aproximação entre parceiros de negócios.

E isto tem deixado as empresas ansiosas para uma migração de suas aplicações, muitas delas têm migrado por encontrar nessas ferramentas muito mais recursos, além de serem de fácil integração, o que facilita e muito o seu gerenciamento.

A constante pressão para o aperfeiçoamento da área de TI com redução nos custos, tem exigido ousadia e inteligência dos gestores. Isso significa investimento em soluções que represente uma escolha acertada e eficaz e que traga produtividade para a empresa, ou seja, modernizar de forma econômica e inteligente.  Mostrarei apenas alguns dos motivos pelos quais o Exchange tem ganhado força. Conforme segue:

  1. O Exchange Server 2010 proporciona; Flexibilidade na adaptação da implantação com base nas necessidades da empresa de uma forma simplificada, mantendo o e-mail continuamente disponível a seus usuários.
  2. O Exchange Server 2010 oferece; A escolha de uma variedade de hardware de armazenamento maior que a de qualquer outra solução, que vai de redes SAN tradicionais a Direct Attached Storage (DAS). Na última versão, a inovação continuada no banco de dados de caixa de correio do Exchange significa experimentar uma redução de 50% em IOPS (Entrada/Saída Por Segundo) do disco sobre o Exchange Server 2007 e maior resistência contra corrupção de dados.
  3. Redução no custo de implantação; O Exchange Server 2010 ajuda a reduzir custos, abordando os requisitos de infraestruturas comuns, tais como backup e arquivamento de e-mail, acesso a e-mail móvel e mensagens de voz, sem necessidade de ferramentas de terceiros.
  4. Administração mais fácil e tranquila; O Exchange Server 2010 fornece novas capacidades de autoatendimento para ajudar os usuários a executar tarefas comuns sem chamar o help desk.
  5. Redução do risco de malware e spam; O Exchange Server 2010 ajuda a proteger ativamente as suas comunicações através de defesas contra o lixo eletrônico, além de incluir a capacidade de interceptar, moderar, criptografar e bloquear e-mails mais eficientemente, bem como oferecer suporte há uma variedade de produtos de segurança de terceiros.

Enfim, estas são apenas algumas das razões que tem levado empresas a optarem por migrar para o Exchange Server 2010. Existem muitas outras funcionalidades que o tornam bem mais completo e atraente se comparado a outras ferramentas.

Foram estes os motivos que levaram a diretoria da empresa a optarem pela implantação do Microsoft Exchange Server 2010, afirma Igor Marchezetti Coordenador de Infraestrutura. 

Vale destacar que a migração ocorreu de forma tranquila não acarretando problemas para a operação da empresa. Houve também uma fácil adaptação por parte dos usuários o que nos proporcionou resultados satisfatórios, superando nossas expectativas, completa Igor.

Sabemos que a informação é de grande valor para as empresas, e em contrapartida existe a preocupação com a segurança dessas informações, o que tem levado a investimentos para garantir esta segurança efetivamente. E na questão das mensagens eletrônicas não é diferente, pois esta muitas vezes é o maior canal de troca de informações dentro de uma empresa, por isso deve-se ter o cuidado com a escolha do seu serviço de mensagens eletrônicas, ressaltando que o email muitas vezes integrará com outras ferramentas visando aumentar e garantir a segurança dessas mensagens.

* Para este artigo contei com a colaboração de Igor Marchezetti, coordenador de infraestrutura.

Autor

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v). Meu Perfil no Linkedin: Linkedin , Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNet e Siga-me no Twitter @alexsilva2012

Alex Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes