Tecnologia Social

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Perfil Pessoal x Profissional nas Mídias Sociais (5 W’s + 1H)

publicado por Paulo Carmo

Vou tentar traduzir aqui o conteúdo de uma entrevista concedida ainda esta semana, no meu escritório aqui em SP, dentro do conteúdo on-line e colaborativo de um livro sobre Mídias Sociais que será lançado ainda no 1º Semestre de 2011, destacando 02 questões cada vez mais recorrentes entre profissionais atuantes no novo cenário da Web 2.0. São elas:

1ª) Como as estratégias utilizadas para o reposicionamento de Marcas podem ajudar a alavancar um perfil profissional nas Mídias Sociais ?

2ª) Os indivíduos devem possuir um perfil pessoal e outro profissional nas Mídias Sociais ? Quais os Riscos deste processo ?

Tais perguntas parecem simples, mas na prática se transformam no maior temor entre àqueles que buscam se posicionar enquanto profissionais nas redes, sempre gerando, portanto, bastante dúvidas, resistências e receios.

No entanto, de forma a complementar o conteúdo da entrevista concedida, vou tentar apoiar nossa reflexão em uma espécie de metodologia, denominada por mim mesmo de “5 W’s +1H” (What / Why / When / Where / Who e How), metodologia esta que ajudará, e muito, a traçar o nosso plano estratégico de posicionamento digital nas novas Mídias Sociais.

Não é mais novidade que “Redes Sociais são representações dos relacionamentos afetivos e/ou profissionais, responsáveis pelo compartilhamento de idéias entre pessoas e/ou profissionais que possuem interesses e objetivos em comum. Redes Sociais na Internet são todas estas relações entre indivíduos mediante comunicação mediada por um computador” (Wikipedia). Vivemos, portanto, em um novo mundo com um oceano de informações mas com a profundidade de um pires. No entanto, este mesmo mundo com tamanha riqueza de informação provoca, naturalmente, a escassez daquilo que a informação mais consome: a atenção! Neste mesmo mundo, 1% apenas Contribui, 4% Comenta ou Replica a informação e 95% Acessa o conteúdo relevante.

Ou seja, ainda há muito a ser feito. E vc, como vc se posiciona neste novo mundo, neste novo contexto, seja como pessoa seja como profissional ?

Já dizia Philip Kotler – “Existem 03 tipos de pessoas: As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que perguntam: O que aconteceu?“. Decida então, que tipo de pessoa vc é ? Que tipo de pessoa deseja ser no futuro ?

O antigo “C.V.” (Curriculum Vitae) em papel está cada vez mais sendo substituído nas empresas pelo perfil na rede social do LinkedIn (que aliás acaba de atingir 100 milhões de usuários no Mundo e obteve um crescimento no Brasil em torno de 430% agora em 2010). É preciso, portanto, estar lá para ser visto, criar ou mesmo participar de grupos de discussões, colocar opiniões, compartilhar conhecimento, artigos, “posts”, Links interessantes, realizar networking, etc. “VC é aquilo que vc compartilha“, já dizia o grande mestre e amigo @gilgiardelli.

É importante, ainda, conhecer a dinâmica, o público e o comportamento destas redes sociais verticais (focadas em um objetivo determinado), objetivando traçar com alguma antecedência, quais os seus objetivos nestas redes, lembrando que na rede social do LinkedIn é perfeitamente possível trabalhar tanto com um perfil pessoal quanto com um perfil empresa ou Marca.

Fica aqui, porém, uma grade e valiosa dica: O grande segredo sobre o que as empresas estão buscando nas redes sociais sobre um determinado perfil, seja ele pessoal ou profissional, não é mais tão somente o chamado CAPITAL INTELECTUAL, ou seja, tudo aquilo que se baseia no conhecimento adquirido e experiências vivenciadas pela pessoa ou profissional, em termos de carreira, mas acima de tudo o chamado CAPITAL SOCIAL, ou seja, com quem vc se relaciona, quais os seus contatos potenciais e de que forma isto ocorre no dia-a-dia.

Portanto, sim, todas as estratégias de posicionamento de Marcas na Web podem ser utilizadas amplamente, mesmo para o caso de posicionamento profissional nas redes sociais. Lembre-se sempre: VC é a sua Marca !

Porém, muito mais simples do que utilizar estratégias sofisticadas de posicionamento de Marca, sugiro aqui aplicar tão somente a metodologia aqui sugerida do “5 W’s +1H” (What / Why / When / Where / Who e How), definindo assim pontos importantes, tais como:

What: definir aquilo que se deseja iniciar nas redes sociais, de uma maneira clara e objetiva. Por exemplo, divulgação de Portfólio de serviços, dados profissionais, dados empresariais e contatos, divulgação de “posts”, vídeos, etc.

Why: identificar o porque de estar nas redes sociais ao invés de outros meios como email, cartas, mídia impressa, etc. Possui aqui forte ligação com o que se deseja fazer nas redes sociais como um todo.

When: decidir quando entrar nas redes sociais, sempre a partir de uma estratégia já elaborada e bem definida de atuação.

Where: definir quais plataformas de negócios (Mídias Sociais) deseja atuar, sempre lembrando valer observar a dinâmica, comportamento e público de tais segmentos.

Who: quem estará exposto nas redes sociais, ou seja, um perfil pessoal ou um perfil profissional. Aqui também serve a definição de quem irá realizar as ações nas redes sociais selecionadas, vc mesmo ou alguém contratado, dependendo sempre do grau de experiência e conhecimento adquiridos, sempre alertando aqui para os possíveis riscos envolvidos no processo.

How: definir como a sua estratégica de divulgação nas redes sociais será implementada, se de forma gradual ou lançamento total, sempre observando os riscos envolvidos no processo. Muitas veze o melhor seria exatamente começar experimentando tais plataformas, para somente então decidir ampliar o grau de exposição da pessoa e/ou profissional nas redes.

Agora que já colocamos uma sugestão da nossa estratégia, por demais simplista que seja, de atuação planejada nas redes sociais, vamos destacar aqui um ponto importante e fundamental: Onde começa e onde termina a fronteira entre o perfil pessoal e profissional nas redes sociais !?

As tecnologias estão fazendo com que estejamos cada vez mais conectados com o nosso trabalho, mesmo que extra-escritório, tornando cada vez mais confuso a distinção entre os universos pessoal e profissional. Somos, portanto, pessoal e profissional o tempo todo (24 x7), e precisamos estar atentos à isto também nas redes sociais. Alguns riscos deverão ser assumidos, dentro de um limite do bom senso comum, em relação ao nível de exposição que queremos assumir.

É bastante saudável manter tanto perfis profissionais quanto pessoais nas redes sociais, dentro de um equilíbrio razoável, onde uma pessoa pode sim, sem nenhum tipo de problema, divulgar seus dados e experiência profissionais e corporativas ou mesmo empresariais e, ao mesmo tempo, manter um Blog no qual divulgue, compartilhe ou mesmo discuta informações interessantes com conteúdo relevante. O importante no entanto é policiar aquilo que será colocado no Blog enquanto expressão de uma opinião que muitas vezes pode não se a melhor para um determinado perfil de profissional.

Agir, portanto, de uma forma ponderada é o caminho para uma boa relação nas Mídias Sociais, seja em qual perfil de atuação for !

Mas, Lembrem-se

: (sempre) 

Aguardem, em breve estarei indicando o Link (Web) para o Vídeo desta entrevista concedida.

Nos vemos no próximo artigo !

: ) 0

Autor

- Professor do Curso de Pós-Graduação em "Gestão Estratégica da TI" na Universidade FEI - SP (Campus Tamandaré - Liberdade) nas disciplinas de "Governança de TI" e "Marketing em Redes Sociais". - Consultor Especialista em Governança de TI e Social Media Marketing pela EGV Consultoria (www.egvconsultoria.com.br). - Palestrante em Governança de TI, Social Media e Gestão de Projetos (PMO). Twitter: @pacarmo / @EGVCONSULTORIA Linkedin: http://br.linkedin.com/in/paulocarmo Facebook: http://www.facebook.com/pages/EGV-Consultoria-de-TI/101861886542995?created A EGV Consultoria (@egvconsultoria) atua em projetos de GaaS (Governance as a Service, Gestão de Projetos e PMO, palestras e projetos de Comunicação via Mídias Digitais).

Paulo Carmo

Comentários

4 Comments

  • Ótimo Artigo Paulo. Na minha visão ouve um Boom nas Redes Sociais em 2009/2010. Até meados de 2009 só conhecia o Orkut, o qual confesso já ter quase que abandonado visitando-o apenas mensalmente.

    Em 2010 comecei a usar o Facebook e só agora em 2011 ingressei no LinkedIn. Twitter então praticamente que não uso. Tenho focado nestas 02 redes Sociais com propostas distintas, acessando-as do Celular e evitando perder o foco.

    Concordo que CV é coisa do passado e a proposta de Rede Social, Networking, Recomendações, Grupos, Atividades ser mais viável do que nunca.

  • Parabéns pelo artigo Paulo! Com certeza os profissionais precisam saber a importância e as razões da presença nas ferramentas de mídia social e devem saber como fazer isso da maneira certa. É importante estar presente, mas também contribuir, comentando e repassando informações relevantes, participando em tópicos de grupos/foruns de afinidade profissional, buscando crescimento e melhoria continua. Afinal competência = conhecimento + habilidade + atitude. Vamos fazer diferença na Web, vamos compartilhar.

    Convido vocês a lerem o artigo: Agentes de Confiança (Trust Agents) – http://bit.ly/91habZ

    Abraços, @neigrando

  • Obrigado aos comentários aqui colocados em relação ao tema. Obrigado também ao Portal do TI Especialistas pelo espaço.

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