Os desafios enfrentados pelo mercado, normalmente recaem diretamente sobre a área de TI, envolvendo diversas atividades que classifico em três níveis convencionais: Estratégico, Tático e Operacional.
O que observamos de uma maneira geral são áreas de TI muito preocupadas com as atividades operacionais, com a manutenção dos ativos existentes, com sistemas e corpo técnico. Minimizando impactos diretos e imediatos nas operações de dia-a-dia das organizações.
Na maioria das vezes, a dinâmica dos negócios não é devidamente observada, tomando grande parte do seu tempo com os problemas gerados em ambientes desestruturados, sem processos claramente definidos, com ausência de metodologia, falta de gestão efetiva dos projetos em andamento, documentação inexistente, baixa produtividade, vícios operacionais, entre outras dificuldades.
O Gestor de TI:
Se o gestor da área de TI focar naquilo que representa o seu alinhamento à estratégia organizacional, terá como primeira diretriz ser apoiador das demais áreas que suportam a empresa. A identificação de suas demandas e necessidades, estará complementando o pensamento organizacional da área, devendo ainda tratar estrategicamente o plano de ações que poderá trazer uma nova realidade para as dificuldades operacionais.
A Equipe de TI:
O Gestor de TI deverá direcionar sua equipe as atividades relativas ao atendimento das estratégias, estimulando essa equipe a entender o seu papel e a necessidade da aproximação com toda a organização dentro desse contexto, valorizando o seu time, proporcionando autonomia para o grupo, trazendo um nível de satisfação elevada para a área através de um trabalho mais nobre.
As Atividades Operacionais:
As atividades operacionais representam uma fatia significativa das responsabilidades da estrutura de TI e o seu gestor deve ter em mente pontos que fazem dessa atividade um esforço bastante grande e que a contribuição desses pontos não representa um valor agregado direto ao negócio da organização.
Quando falamos de uma organização de serviços de TI, podemos afirmar que essa sim tem como “core” a tecnologia e a sua aplicação prática, devendo ser direcionada para ela essas atividades. Essas organizações não têm disponível todos os técnicos necessários a todas as tecnologias, mas pode especificamente buscar um especialista sempre que um trabalho exigir essa especialidade.
Podemos então considerar que o foco principal da estrutura de TI deve estar centralizada naquilo que representa a sua estratégia e através das atividades táticas da equipe interna garantir a realização de todas as atividades operacionais necessárias para o atingimento das diretrizes estratégicas de TI e da organização.
Através de empresas especializadas nos serviços operacionais necessários a condução de suas estratégias o Gestor de TI pode alcançar, de forma mais prática, os objetivos estratégicos de sua área, sempre observando critérios necessários para a identificação do fornecedor/parceiro adequado a sua necessidade.
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