Tecnologia Social

Ξ 2 comentários

Não se barganham direitos

publicado por M.C.Sisi

Normalmente tenho uma “atuação tecnológica” em todos os ambientes que frequento. Mais ou menos como não se deixar de ser médico (e dar “opiniões médicas”) mesmo estando fora do hospital ou do consultório.

Acontece naturalmente. Quando você se especializa em algum assunto, você respira ele. E tudo sobre isso fica muito simples e corriqueiro, por mais estranho que possa parecer aos demais, alheios a tais rotinas e conceitos.

Desta maneira me percebo atuando tecnologicamente em benefício do outro sem qualquer alarde. Diria isso em outras palavras assim: sem vender meu peixe.

Isso tem implicações financeiras claro, mas também em meu marketing pessoal que acaba provocando o medo ou desdém ao invés da admiração. Ao realizar o “mágico” sem anunciá-lo devidamente, sem explicar o processo e dificuldades, eu acabo assustanto o “público”. Isso quando percebem que algo foi feito.

Muitas vezes sequem tem conhecimento de todo o trabalho que estou realizando na retaguarda para que tudo esteja acontecendo adequadamente.

Muito disso acontece porque acredito que não se barganham direitos. Eu vejo com transparência a interdependência e não faz o menor sentido para mim, por exemplo, vender uma hospedagem e depois querer cobrar extra para ativar contas de emails. Certo ou errado é como tem acontecido.

Numa sugestão de plataforma para relacionamento entre o grupo da faculade acabei criando uma conta no ning.com . Depois disso fui ensinando os que encontraram mais dificuldades, postando mensagens de incentivo a interação, explicando dentro e fora dela (virtual e presencialmente) seus recursos e por ai vai. Mas isso não é tudo. A retaguarda precisa de acompanhamento constante. Alguém precisa administrar.

Quando achei que não ia dar conta fiz propaganda que estava precisando de ajudantes…  alunos e/ou professores…  Sem candidatos.

Acabei liberando direitos de administrador a todos… imagem a confusão que deu. Travei de novo. E lá estava eu parando minhas tarefas para autorizar publicação de post de professor ou aluno. Então resolvi liberar adm só para todos os professores E

se alguém aqui me perguntar o que aconteceu eu respondo

nada

Nada, ninguém sabe, ninguém viu. Ninguém percebeu ou se percebeu não se deu ao trabalho de reclamar nem elogiar. E o pior de tudo… não o fizeram muito provavelmente por medo do ridículo. Tentando evitar a evidência da própria desinformação.

A maior parte dos usuários em tecnologia estão tão desinformados sobre ela que sequer sabem que NUNCA vão dominá-la. Que profissionais de 20 anos de mercado continuam aprendendo diariamente e que jamais saberão tudo. Que sempre precisarão dizer: não sei, nunca vi. Todos os dias!

Já era assim só com os computadores pessoais e as inovações em softwares, suas versões etc. Agora com a internet a desinformação se institucionalizou. Quanto mais sabemos mais descobrimos o quanto ainda temos para saber.

O aluno de ontem fatalmente é o professor de hoje SE ele treinou, se ele executa tarefas diariamente em algum software e tem interesse em fazer sempre mais ou melhor, certamente superou o mestre.  Ele pode até não saber que o nome é “navegador”, mas sabe usar com competência suficiente para tirar proveito.

Pode até não saber o que é direito, nem usar email ele usa, mas sabe navegar.

“…Todos somos ignorantes, só que em assuntos diferentes…” não sei quem disse isso, mas a cada dia tem mais razão.

Você não acha?

abraços

Autor

Especialista em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação :::Summary Atuo em TI desde 1991 com capacitação de equipes, consultoria e palestras em instituições de ensino públicas e particulares e empresas em todos os níveis hierárquicos. :::Specialties TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação. EAD - Educação a Distância. Analista de Sistemas Web. :::Education Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Senhor do Bonfim - Licenciatura Plena em Tecnologias da Informação e Comunicação, 2010 - 2014 Universidade Cidade de São Paulo - Especialista, Tecnologias e Educação a Distância, 2010 - 2011 Fundação Armando Alvares Penteado - Licenciada, Artes Plásticas, 1989 - 1991 :::Interests Sementes todas... as que se espalham, que germinam, as que morrem sem germinar... ... não importa muito onde vão parar, são sementes... contém em si, infinitas possibilidades.........

M.C.Sisi

Comentários

2 Comments

  • Lúcida e perceptiva sua observação. Concordo com tudo e acentuo que direitos não se barganha, muito menos princípios.
    O mundo virtual ainda é uma incógnita onde mal começamos a engatinhar.
    Vc lançou mais uma luzinha na questão.
    Persista.

  • Obrigada, seu incentivo faz toda a diferença!
    Sinto-me lisonjeada.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes