BI

Ξ 4 comentários

A dinâmica da informação, novas mídias e a Inteligência Competitiva

publicado por Gilmar Pupo

A evolução tecnológica das mídias sociais, surgindo estas como ferramenta de comunicação e registro das massas e criando assim um novo Gutenberg, associada ao surgimento das redes sociais sobre estas novas mídias como fonte de informação relevante, o ambiente digital oferece mais opções de plataformas de ação, pontos de presença e relacionamento com o mercado, agora totalmente globalizado, exigindo das empresas um fluxo informacional dinâmico e ágil, livre dos entraves que caracterizam os erros de comunicação do passado.

Assim, torna-se necessário à Inteligência Competitiva saber validar os novos e vários tipos de mensagens e informações que circulam no novo ambiente online globalizado, saber ouvir e agir no ambiente digital. Atualizar-se e reeducar-se, utilizando as novas ferramentas é o desafio, tendo como prêmio uma base de informações importante, atualizada constantemente e flexível.

Exemplificando este pensamento, recordo que a pouco tempo foi divulgado um artigo da Universidade Estadunidense de Indiana onde os pesquisadores analisaram informações da rede social Twitter, analisando o humor público e correlacionando ao comportamento do mercado de ações, tornando possível prever indicadores econômicos como o índice Dow Jones com mais de 80% de precisão.

Ainda que pensando em ações de menor porte, é possível ter acesso a informações sobre novos produtos no Twitter e também acessar informações importantes sobre um concorrente no Linkedin.

Há um novo universo imenso e rico de possibilidades para as empresas serem bem sucedidas nas suas ações de Inteligência Competitiva.

Autor

33 anos, grande parte deles utilizando a tecnologia como ferramenta ao resolver necessidades em negócios. É desenvolvedor, consultor e instrutor e tem trabalhado com várias tecnologias web por mais de 10 anos e construindo software para internet. Conhecimentos avançados e experiência em análise, projeto, engenharia, desenvolvimento e concepção de internet, intranet e extranet, comércio eletrônico, mídias e redes sociais, gestão de projetos e Servidores Linux. A busca pelo conhecimento e desenvolvimento pessoal é uma de suas características, perseguindo com sucesso a qualidade na entrega de serviços de TI. Também é membro e co-fundador do Grupo de Usuários de Métodos ágeis do Paraná.

Gilmar Pupo

Comentários

4 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes