Gerência de Projetos

Ξ 1 comentário

Como a sua área de TI poderá sair do CAOS!

publicado por Miguel Reinaldo de Medeiros

Quando iniciei a carreira na área de TI em 1997 o mundo estava passando por diversas mudanças e uma delas era o inicio da era da internet. Na minha percepção a área de TI naquela época estava focada em desenvolver aplicações cujo o objetivo era o amplo acesso pelos usuários a sistemas conectados em rede, pois estávamos iniciando a web voltada para os negócios. Nos anos 2000 em diante o foco da área de TI foi mudando e hoje temos a tecnologia aplicada aos negócios. A área de TI atualmente está focada nos processos e alinhada com os objetivos estratégicos das empresas.

Ainda é comum os gestores de TI receberem solicitações e demandas cuja a expectativa do solicitante é passar um breve briefing, e a área de TI retornar rapidamente com a solução pronta! Num passe de mágica!

Mas na realidade não é assim que as coisas funcionam. É importante que as áreas e divisões de negócios das empresas percebam que a TI de hoje precisa fazer uso das ferramentas de negócios, não porque estão na moda, mas porque agregam valor ao negócio e faz com que os processos que envolvem tecnologia dêem retorno no menor tempo possível, entregando serviços com qualidade alinhados com as estratégias das empresas.

A TI não pode mais sair fazendo e implementando as demandas sem planejamento, hoje existem ferramentas como ITIL, COBIT, BSC, BPM e Gerenciamento de Projetos que trazem metodologias baseadas nas melhores práticas já testadas pelo mercado. A TI deve fazer uso dessas e outras ferramentas para atingir o melhor resultado para o negócio.

A famosa frase “o que não se pode medir, não se pode gerenciar” de Peter Drucker ilustra bem esse cenário em que as áreas de TI têm de se servirem de metodologias que lhes permitam estabelecer metas e alcançar resultados de forma rápida e objetiva.

Ainda vemos no mercado gerentes de projetos que acham que fazer cronograma é gerenciar projetos e outros que acham que aprender o MS Project é suficiente para gerenciá-los. Talvez eles não saibam mas gerenciar projetos é utilizar processos estruturados com o auxilio de ferramentas e tecnologia.
Resumindo, implementar e administrar projetos sem auxilio de metodologias e ferramentas, é administrar o CAOS!

Autor

Coordenador de TI - Formando em Ciência da Computação e pós-graduação em Gestão Estratégica de TI Especialidades: - Governança de TI - Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK - Balanced Scorecard (BSC) - Mapeamento e Modelagem de Processos de Negócio - ITIL Foundation - Microsoft MCP

Miguel Reinaldo de Medeiros

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes