Carreira

Ξ Deixe um comentário

A Vida no Trabalho e Pessoal, um ato de equilíbrio

publicado por Wanderlei Bonifacio


A Vida no Trabalho e Pessoal, um ato de equilíbrio.

O Equilíbrio entre a boa vida pessoal e de trabalho é essencial para a saúde física, mental em geral, além da manutenção da felicidade argumenta Wanderlei Bonifácio, casado, professor e profissional de vendas consultiva em negócios que envolvem análise crítica e técnica.

Os brasileiros estão perdendo sua vida descontraída, despreocupada reputação tranqüila, à medida que continuamos há trabalhar mais horas e cada vez menos exercícios físicos e bem estar envolvidos em nosso dia a dia, ou seja, negligenciamos nossos lazer e tempo para a nossa família, parentes e manutenção de nossos amigos.


Pesquisas recentes indicam que 77% dos profissionais brasileiros passam pelo menos 18 horas por semana a pensar sobre seu trabalho quando eles deveriam estar relaxando e menos da metade conseguem ter suas férias 100% livre de problemas de trabalho.

Porque a cada dia temos que fazer de nossas vidas um trapézio, ou melhor, conseguir conciliar  as prioridades do trabalho e de nossa vida pessoal, um desafio cada vez mais difícil para muitas pessoas?

Será que o fato de estarmos tão sobrecarregados de informações que a nossa atenção está ficando cada vez mais curta a nossa vida pessoal à medida que nos esforçamos para atravessar o dilúvio de mensagens, que agora chega até nós numa variedade de formas eletrônicas para nos comunicar num mundo cada vez mais globalizado!!!

“A empresa multinacional em auditoria Ernst Yong Terco constatou recentemente, que gastamos em média 1,5 hora por dia, para ler e responder e-mails e que inclui apenas o trabalho de comunicação relacionado a essa tarefa”.

Nós estamos criando um estresse desnecessário para nós mesmos, que está tomando um pedaço enorme em nossas famílias, para não mencionar nossa saúde, física e mental.

Será que isso é fruto de uma sociedade rica e repleta de informações que hoje vivemos?

Hoje já sabemos que os nossos adolescentes em idade média estão expostos ao menos 2.500 mensagens publicitárias por dia de forma discreta por muito tempo e até que eles tenham atingido 18 anos, já teriam visto mais de 15 milhões de reais em negócios.

Como você administra os seus compromissos familiares, reforçando e não menosprezando simultaneamente a sua carreira, lidando com toda essa confusão que vem aumentando a cada dia?

É sabido que um número cada vez maior de pessoas estão conscientes que existe uma tendência natural à sobrecarga de trabalho ou bombardeio de informações, mas simplesmente não sabem o que fazer para obter a sua vida de volta para um equilíbrio saudável de forma mais ativa e direta.

Ser ou não ser bem sucedido não é apenas sobre sua carreira e seus bens, trata-se de acordar a cada dia e se sentir bem sobre a pessoa que você é, e a vida pessoal e familiar que você criou nesse período.

Muitas pessoas estão procurando maneiras de conseguir uma mudança positiva e duradoura, tanto dentro como fora do trabalho.

A realidade é que muitas pessoas estão agora vivendo sonhos à vida de alguém sem deixar o conforto da sua sala de estar própria. Por que renovar a sua casa ou reforma de seu jardim, quando você pode fantasiar e ver alguém fazer isso na TV para você?

Se você se encontrar nesta zona do crepúsculo, saiba que você definitivamente não está sozinho no Brasil, terra tropical, sem terremotos, tem mais sol e diversidades naturais do que qualquer outro país no mundo, contudo, ainda somos campeões mundiais em assistir televisão com média semanal de 25 horas.

A maior parte dos brasileiros gasta mais tempo assistindo à televisão do que ter tempo para criar mudanças positivas em suas vidas, em relacionamentos profissionais, afetivos e familiares etc…

A vida não é um ensaio, uma peça, um circo, dessa forma. Porque não acelerar e fazer a diferença imediatamente evitando a procrastinação?

Tomemos o exemplo minha fase de ensino fundamental, eu e meus amigos Antonio, Flávio, Diego e Euler ambos na faixa de 12 anos: Nós levantamos dinheiro suficiente para contratar uma grande faixa e colocamos em frente a nossa escola E.E. Adamastor Baptista com  a seguinte mensagem: “acreditamos que você pode alcançar seus objetivos, então você pode”.

É incrível como as crianças podem ajudar as nossas vidas postas em uma nova perspectiva.

Então, quais são os segredos para uma saudável e equilibrada vida pessoal e profissional em um mundo cada vez mais agitado e exigente?

Aqui estão as 5 maneiras que você pode começar a ter a vida que você merece numa perspectiva sensata sob ótica da qualidade de vida.

1. Trabalhe para ser sempre otimista e ágil. Tome uma atitude positiva perante a vida, saia e faça as coisas acontecerem.

2. Tenha uma forte auto-crença. Acredite no seu potencial de criar a vida que você realmente deseja para você e sua família.

3. Exercite-se regularmente, ou seja, diariamente e come bem, não com os olhos, mas o necessário. Sua fisiologia influencia diretamente no seu humor e na sua qualidade de vida.

4. Visualize sempre finais felizes, divertidos, crie um cronograma para se manter numa vida simples e feliz. Arranje tempo para desfrutar a vida com a sua família, filhos e amigos. Para rir, bater papo, trocar experiências, para  tirar o tempo para você.

5. Encontre e crie uma nova perspectiva em sua vida desde já. Pegue a visão da faixa na escola para ver a foto grande e representativa do seu futuro, e lembre-se que você não pode fazer tudo sozinho.

Pense que pequenas atitudes podem fazer a diferença na sua vida e de muitas pessoas ao seu redor como um negócio próspero. Um forte abraço e até mais… Wanderlei Bonifácio.

Autor

Wanderlei Bonifácio é Graduado em Análise de Sistemas Pós-graduação Gestão de Projetos pela FGV Pós-graduação em Marketing Digital pela FGV, Mestrando em Ciências da Computação pela Faccamp Cofundador da Infonegócio Treinamentos Empresariais Carreira desenvolvida há mais de 18 anos na área projetos, comercial, fidelização e relacionamentos com clientes, implementando produtos, serviços em Tecnologia da Informação e Telecomunicações. E-mail: wanderlei@outlook.com - Cel.: (11)-98687.7711

Wanderlei Bonifacio

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes