Mercado

Ξ Deixe um comentário

MVNO: em breve em um celular perto de você

publicado por Gilberto Sudré

O brasileiro paga uma das tarifas de celular mais caras do planeta. Disto praticamente ninguém tem dúvida. Como resolver esta questão?

Parece que a resposta a este problema passa, em parte, por aumentar a concorrência entre as empresas de celular deixando disponível aos consumidores um maior leque de opções.

Neste caminho uma sigla está chegando ao Brasil e veio para ajudar. O MVNO (Mobile Virtual Network Operator) ou do inglês operador de redes virtuais móveis.

O MVNO é um tipo de operadora de celular que não tem rede própria, ou seja não tem antenas, rádios, torres, cabos de fibra, frequências e outros equipamentos. Então como ela funciona? O modelo de negócio desta operadora está baseado no aluguel da infra estrutura já existente de outras operadoras.

A primeira vantagem desta forma de prestação de serviço está no uso mais racional de torres e transmissores através do compartilhamento da rede. Isto, por si só já reduz a poluição visual que observamos nas grandes cidades com a instalação indiscriminada de antenas.

Você pode estar se perguntando mas como estas novas operadoras irão sobreviver? A solução é o uso intensivo de tecnologia, o atendimento a nichos específicos do mercado e a oferta de serviços diferenciados. Alguns exemplos poderiam ser a integração da comunicação com as aplicações específicas do cliente ou a formatação de planos e tarifas que melhor se ajustem ao mercado.

O pulo do gato está na forma de operação. Como a empresa não precisa se preocupar em gerenciar toda a infra-estrutura ela pode dedicar seu foco e esforço exclusivamente ao cliente. É o minimo que poderíamos esperar.

A expectativa é que aconteça aqui o mesmo que ocorreu nos EUA. Lá o aumento da concorrência através de várias MVNOs fez com que as tarifas caíssem a preços bem interessantes.

Mas a queda de preços não depende somente do compartilhamento. Não podemos esquecer que parte do motivo de pagarmos tão caro pela comunicação está na grande carga de impostos que incide no setor (quase 40%). Neste caso a concorrência não tem muito o que fazer, só apelando para o bom senso do Governo.

Agora é esperar e torcer que os MVNOs sejam regulamentados o mais rápido possível. A concorrência é muito boa para o mercado e o consumidor agradece.

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes