Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Comunicação Corporativa 2.0

publicado por Gilberto Sudré

Hoje ninguém tem mais dúvidas de que comunicação e trabalho em equipe ingredientes absolutamente necessários para o sucesso de empresas e projetos. Profissionais motivados e comprometidos, o uso de ferramentas que facilitem a informações e a interação entre os colaboradores é decisivo para se alcançar os desejados pela corporação.

Depois dos Sistema de Gestão de ConteúdoSGC (ou do inglês Content Management SystemsCMS) para a criação das Intranets agora as empresas também podem entrar na onda dos microblogs.

O Yammer (https://www.yammer.com/) é um exemplo de Twitter corporativo que tem o objetivo de atender ao público profissional. Com ele a empresa pode criar grupos de usuários para que estes possam trocar informações entre si. Os grupos são fechados, criados com base no domínio do e-mail, ou seja, a informação que segue após o caractere ‘@’. Com isto apenas as pessoas da empresa podem fazer parte do grupo e trocar informações entre si. A pergunta a ser respondida por cada participante agora é: “em que você está trabalhando agora?”.

Com o microblog as empresas podem montar seu próprio ambiente onde cada colaborador cria seu próprio perfil com as informações relacionadas à função, cargo, setor, local de trabalho e outras opções. No site ainda é possível a criação de “comunidades”, privadas ou não, que nesse caso equivalem a setores ou grupos dentro da empresa.

O serviço é oferecido em três versões, a primeira, completamente gratuita, permite a criação do ambiente, comunidades, grupos e o compartilhamento de arquivos. A versão silver (“prata”), custa US$ 3,00 por usuário cadastrado por mês, e permite um maior controle de segurança e prioridade no suporte técnico. A versão Gold (“ouro”), é a mais completa, inclui tudo das versões mais simples além da possibilidade da criação de múltiplos domínios e a integração com o Microsoft SharePoint. Este versão custa US$ 5,00 por usuário cadastrado por mês.

O Yammer foi lançado em 2008 após vencer o concurso TechCrunch50, realizado pelo blog TechCrunch, uma das principais referências mundiais no quesito tecnologia. Atualmente o site já tem mais de 70.000 empresas como a Adobe, AMD e Cisco, só para citar algumas.

No Brasil várias empresas também aderiram ao microblog corporativo e o utilizam como meio de comunicação interno. Um exemplo é o Grupo Sá Cavalcante, uma empresa com sede no Rio de Janeiro e unidades em São Paulo, Espírito Santo e Maranhão que o utiliza para dar agilidade na comunicação de seus colaboradores.

Não vai ser por falta de ferramentas que vai faltar integração dentro da sua empresa. Entre na onda da Comunicação Corporativa 2.0.

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes