Inteligência Artificial

Ξ Deixe um comentário

A Inteligência Artificial e sua atual situação

publicado por João Angelo de Franco

Nas próximas postagens, estaremos apresentando para vocês as principais utilizações da Inteligência Artificial (daqui por diante, chamaremos somente de IA) nos nossos setores, e até mesmo no nosso dia-a-dia. Iremos demonstrar também projetos e sistemas controlados por IA que facilitam e muito nosso trabalho, e que com certeza um profissional em TI deve saber utilizar.

Mas antes de embarcar nesse mundo vasto e interessante que é o mundo da IA, vamos conhecê-la primeiro.

A IA nos dias de hoje pode ser classificada em um dos três estágios de evolução, que seriam:

  • Inteligência Artificial de Casos
  • Inteligência Artificial de Segurança e Monitoramento
  • Inteligência Artificial Híbrida (ou de Tomada de Decisões, ou de Autoaprendizagem)

Iremos explicar superficialmente cada IA, para que você mesmo perceba que no seu dia-a-dia, você se depara ou utiliza, no mínimo, quatro IA’s que estão nesses grupos.

– Inteligência Artificial de Casos (IAC) – Esta IA basicamente toma suas decisões utilizando-se de condições e casos já estabelecidos em seus parâmetros iniciais. Dado isso, caso ela tenha que lidar com algum caso não especificado, ela não pode tomar uma decisão sozinha. Em outras palavras, ela pensa sozinha, mas é incapaz de tomar uma decisão em cima de uma análise própria, sem parâmetros pré-estabelecidos.
Pode ser encontrada em: Smartphones, Sistemas de Sites, Sistemas Eletrônicos de Veículos (carros, aviões, etc) como, por exemplo, Pilotos Automáticos e GPS, dentre outros aparelhos e dispositivos;

– Inteligência Artificial de Segurança e Monitoramento (IAS) – Esta IA reúne um grupo de informação, e as analisa, retornando ao profissional seu relatório, sugerindo medidas a serem tomadas em cima de sua conclusão. Mais uma vez, essa IA pensa, reúne suas informações, mas diferente da anterior, formula tomadas de ações próprias, mas não as executa sem o intermédio do fator humano.
Pode ser encontrada em: Os mais recentes sistemas de automação em segurança em redes e monitoramento já contam com uma IAS primitiva, diretamente dependente de todo o sistema; também são encontradas em sistemas de segurança complexos, com sensores de movimento e pressão do ar;

– Inteligência Artificial Híbrida (IAH) – A obra-prima entre todas as IA, essa inteligência é capaz de expandir seu próprio banco de conhecimento, diferente das outras, que  estão limitadas e que dependem do fator humano para a entrada de dados. Esta IA é capaz de analisar todo o tipo de informação que for exposta, e caso programada para o mesmo, é capaz de tomar decisões significativas, em cima de sua própria análise.
Pode ser encontrada em: Projetos de sistemas atualmente sendo desenvolvidos por diversas equipes e para diversos fins porém, essa IA ainda não está aplicada no nosso dia-a-dia de forma totalmente efetiva. Mas, um exemplo próximo dela é o aplicativo Nokia Bots, para celulares Nokia baseados no sistema Symbian. Esse app é uma IAH experimental.

Após essa explicação básica entre o que é a IA, seus grupos e seu “modus operandi”, irei trazer nas próximas postagens à vocês, caros leitores, os principais sistemas, softwares e equipamentos que podem executar tarefas de automação, que visam reduzir tempo, processar o máximo de informação simultaneamente e desengajar o fator humano para que ele possa se focar tarefas mais importantes, tornando assim a IA de grande valor para a área TI, como tantas outras áreas.

Autor

Desenvolvedor de Inteligência Artificial, Consultor de Segurança da Informação e Gerente de TI, atualmente trabalha como Consultor e realiza Auditorias em empresas. Também participante do segmento OpenSource, sendo colaborador do Projeto Fedora e Colaborador Mozilla Firefox. Ja trabalhou como Colaborador da ZDNet e em algumas edições da Folha-SP. Atualmente focado no ramo privado, realiza atividades em prol das empresas e seus ativos, realizando palestras e breves treinamentos. Grande incentivador da Valorização do Capital Intelectual. Social Web: Twitter: @justjaf Facebook: /jafnh WLM/Live: joaofranco@live.com E-mail: jafnhgm@gmail.com

João Angelo de Franco

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes